Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/parques-de-sorocaba-receberam-visita-de-alunos-de-escola-estadual/
Acessado em: 13/12/2018 - 19h29

Parques de Sorocaba receberam visita de alunos de escola estadual

Por: Secom Sorocaba

 No “Água Vermelha” eles conheceram a nascente modelo

 

Alunos da E.E. “Prof. Francisco Eufrásio Monteiro” tiveram uma aula especial na manhã desta sexta-feira (13). Eles visitaram o Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” e o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, dois importantes espaços ecológicos de Sorocaba.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o objetivo foi de sensibilizá-los sobre a importância da conservação dos recursos naturais fomentando ações individuais e coletivas em prol da manutenção do meio ambiente e consequentemente da qualidade de vida.

Durante a visita monitorada no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, os adolescentes do 6º e do 7º ano percorreram as trilhas e conheceram a nascente modelo do parque, observando e manuseando a biodiversidade aquática e terrestre existente com lupas e binóculos.

A nascente é georreferenciada e cadastrada pela Sema e foi escolhida como modelo pela sua peculiar situação de conservação e aspectos relevantes para a Educação Ambiental.

De acordo com o secretário Jessé Loures, a recuperação das matas ciliares é fundamental para manter a qualidade e o fluxo da água de uma nascente e assim ajudar na preservação na natureza. No seu entorno são encontradas muitas árvores nativas, como aroeiras, ipês e dedaleiros.

Recentemente, a equipe da Sema realizou a limpeza e manutenção das proximidades da nascente modelo, sob a orientação do engenheiro agrônomo da pasta. Além disso, foi implantada uma placa de identificação, possibilitando a visitação pública.

O local pode ser visitado de terça a domingo, das 8h às 17h. O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações pelo telefone (15) 3221.6643. A entrada é gratuita.

 

No Jardim Botânico

Já no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, 30 alunos do 8º ano da escola estadual conheceram os espaços do parque e ainda entrevistaram o biólogo da Sema, Cristians Edgar G. Leite para um trabalho sobre botânica.   O funcionário da Sema falou sobre todo o histórico do Jardim Botânico e a importância da preservação ambiental.

Inaugurado em 2014, o Jardim Botânico possui uma área de aproximadamente 70 mil metros quadrados, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica, e tem como principal objetivo proteger e preservar as espécies locais e regionais da flora, além de ser destinado ao lazer, às pesquisas acadêmicas e à educação ambiental.

Entre os espaços, os visitantes podem conhecer o Palacete de Cristal, que abriga jardins internos com plantas do Cerrado, Floresta Tropical, Ambientes Áridos e Jardim Japonês, onde, também, são realizados eventos e exposições; o Salão Multiúso, para atividades de Educação Ambiental; o Orquidário; o Roseiral; o Mirante, onde os visitantes têm a oportunidade de contemplar uma vista panorâmica de Sorocaba e é possível avistar o vale do rio Sorocaba, o morro da Fazenda Ipanema e até a Serra de São Francisco, em Votorantim; trilhas na mata; e o Bosque do Arranha-Gato, uma área sombreada com bancos para descanso, sendo um local propício para a realização das ações educativas e contemplação da natureza.

O Botânico, ainda, possui o Jardim Sensorial de Plantas Medicinais. Construído próximo ao roseiral, numa área de 150 m2, o espaço tem o formato do símbolo do infinito e é composto por aproximadamente 50 espécies de plantas medicinais, como melissa, boldo, maracujá, hortelã, cavalinha e babosa, entre outras. O espaço foi projetado também com o objetivo de aguçar os sentidos a partir dos estímulos oferecidos pelas texturas, formas e aromas presentes em cada elemento que compõe o jardim.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações: (15) 3235-1130 ou pelo e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.