Parques terão programação gratuita de férias para a garotada

Por: Mariana

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), vai oferecer em janeiro uma programação gratuita de férias para crianças e adolescentes em três espaços ecológicos: Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” e Parque da Biquinha.

“Os nossos cursos de férias visam aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças e adolescentes um pouco mais sobre meio ambiente”, destaca o titular da Sema, Jessé Loures.

No Parque da Biquinha, as crianças de 7 a 10 anos de idade poderão participar do Férias na Bica de 10 a 12 de janeiro, das 14h às 17h. O tema desta edição será “Animais do parque e os refúgios da biodiversidade” e cada dia da programação terá um foco diferente: as aves, os mamíferos e os repteis e anfíbios.

A escolha do tema estimulará os participantes a reconhecerem animais silvestres que vivem no parque e na cidade, aprendendo a conviver e respeitar essas espécies contribuindo para a conservação dos refúgios da biodiversidade da nossa cidade.

E a importância dos animais para o equilíbrio ambiental e desmistificando crenças e mitos existentes relacionados a algumas espécies, como exemplo o sapo, cobra, morcego, gambá e a coruja, permitindo assim que as crianças lidem com os próprios medos e criem uma conexão emocional com o meio ambiente.

Durante o projeto as crianças participarão de várias atividades como gincanas, trilhas, oficinas de brinquedos com reaproveitamento, observação de aves, entre outras.

As inscrições serão feitas por ordem de chegada nos dias 4 e 5 de janeiro, das 8h às 12h, no Parque da Biquinha. Os pais ou responsáveis deverão levar um documento original da criança com foto. Serão oferecidas 40 vagas.

 

Aquagito

Outra opção para crianças de 6 a 12 anos será o curso de férias Aquagito, que será realizado de 9 a 12 de janeiro no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, com o tema “O segredo do Lago do Parque da Água Vermelha”.

Este curso contará com estratégias lúdicas e interativas, tais como: observação e manuseio dos seres que habitam o lago, jogo do crepúsculo, hora dos “causos misteriosos” do lago, confecção de bandeira, oficinas educativas, torta na cara, entre outros.

O objetivo do curso será apresentar a biodiversidade presente no lago e a partir das descobertas e do encantamento das crianças pelo tema, fomentando ações individuais e coletivas em prol a conservação dos recursos hídricos (corpos d água urbanos: lagos, córregos e rios).

As inscrições ocorrerão nos dias 3, 4 e 5 de janeiro, das 8h às 12h, por ordem de chegada, no próprio parque. Os pais ou responsáveis deverão levar um documento original da criança com foto. Serão oferecidas 40 vagas.

 

AnimaZoo Adolescente

Já os adolescentes de 13 a 17 anos de idade poderão participar do AnimaZoo Adolescente, que ocorrerá de 22 a 25 de janeiro, no período da tarde, no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

Com o tema “Zoológicos Contemporâneos” e o lema “O Zoo de Sorocaba é demais!”, o curso tem como objetivo levar os adolescentes a conhecerem as funções que os zoológicos atuais possuem e refletirem sobre a importância que eles têm para a sociedade.

Os zoológicos foram criados, originalmente, como um local de contemplação de animais, onde, na maioria das vezes, esses animais eram retirados da natureza e tratados de maneira cruel. Atualmente, no entanto, os zoológicos têm diversas funções, que levam sempre em consideração a conservação das espécies e o bem-estar dos animais.

Semelhantemente às outras edições, este Animazoo terá muito “bate-papo”, oficinas, gincanas, jogos e outras atividades lúdicas.

Serão disponibilizadas 40 vagas que serão preenchidas mediante sorteio, caso o número de inscritos ultrapasse esse total. Para participar, os interessados deverão realizar sua inscrição a partir das 14h do dia 5 de janeiro, exclusivamente on-line, através do site da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/). O prazo se encerra às 23h59 do dia 9 de janeiro. Já o sorteio ocorrerá no dia 11 de janeiro, às 14h, no auditório fechado do Zoo.

 

Outras atividades no Zoo

Além do curso de férias, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) realizará outras atividades em janeiro no Zoológico de Sorocaba.

Nos dias 12, 13, 14 e 26, 27 e 28 de janeiro, quem for ao Zoo de Sorocaba poderá visitar o Museu de Zoologia e conhecer mais de perto seu acervo, composto por peças biológicas e animais taxidemizados (empalhados). A atividade ocorrerá das 9h30 às 11h30 e das 13h às 16h30.

Inaugurado em 1988, o museu conta com cerca de 1.000 peças, dentre elas os famosos animais taxidermizados, além de crânios, esqueletos, animais conservados em álcool, penas, bicos etc.

Durante a visita, as pessoas verão de perto algumas peças bastante curiosas ou raras, como por exemplo: o enorme crânio de hipopótamo (que muitos visitantes acham ser um dinossauro!), o pequeno tamanduaí taxidermizado (que é a menor espécie de tamanduá existente), a famosa barata gigante (que na verdade é um crustáceo), os espinhos de um porco-espinho ou até a pegada de um filhote de urso-de-óculos.

Para a visita ao Museu de Zoologia será permitida a entrada de 20 pessoas por vez, de modo que os participantes consigam aproveitar a atividade da melhor forma possível! A duração da visita é de cerca de 30 minutos e a participação é por ordem de chegada.

Outra atividade educativa será a visita monitorada “Conhecendo os animais que vivem em Sorocaba”, que ocorrerá nos dias 12, 13, 26 e 27 de janeiro, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30.

Na visita, as pessoas vão conhecer sobre os animais que vivem em Sorocaba e sobre o importante papel que o Zoo cumpre para a conservação destes animais. Entre os animais, os participantes terão a oportunidade de saber algumas características e curiosidades de animais como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-parda.

Além disso, poderão conhecer o Setor de Biologia e Veterinária (importante setor do Zoológico e que é o responsável por garantir a saúde e o bem-estar dos animais do Zoo) e o Setor de Nutrição (responsável por elaborar e garantir que os animais recebem uma alimentação balanceada e de acordo com as necessidades de cada espécie).

Para participar, basta fazer a inscrição prévia através do site da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/) a partir de 05 de janeiro de 2018.  A atividade tem vagas limitadas.

Outra oportunidade única oferecida pela Sema será de conhecer os animais idosos que vivem no “Quinzinho de Barros”. A atividade ocorrerá nos dias 14 e 28 de janeiro, entre 11h e 16h, em frente ao recinto dos animais. Não há necessidade de inscrição prévia.

O intuito da ação é tornar o público mais próximo dos animais idosos do zoo, gerando uma identificação com os mesmos e sensibilizando para a conservação da biodiversidade de espécies da fauna.

O público poderá ver como é o tratamento carinhoso e especial que alguns dos animais mais antigos do zoo recebem. Nestes dias os visitantes poderão ver os elefantes caminhando, a onça-pintada brincando, a mandril fêmea e os macacos-aranha comendo e até mesmo o hipopótamo abrindo sua enorme boca.

Estes animais vivem no zoo há bastante tempo e podem ser considerados “idosos”, ou seja, eles já viveram bastante e sua idade está próxima ou até mesmo supera o tempo de vida estimado para outros indivíduos da mesma espécie.

É sabido que a expectativa de vida dos animais que vivem sob cuidados humanos (em cativeiro) tende a ser maior do que aquela dos animais que vivem na natureza (em vida livre). Isso ocorre porque estes animais recebem abrigo, cuidados médicos regulares (preventivos ou tratamentos), alimentação de qualidade, frequente e balanceada, além de estarem livres de predadores. No Zoo de Sorocaba esta realidade não é diferente e o que o público verá faz parte da rotina de cuidados que estes animais recebem.

Segue abaixo a programação da atividade:

 

– Macacos-aranha brincando: 11h

– Hipopótamo abrindo a boca: 13h

– Mandril fêmea comendo: 14h

– Onça-pintada brincando: 15h

– Elefantes caminhando: 16h

Tags: