Pedala Rio teve segunda edição neste último sábado

Por: Secom/Sema

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), promoveu neste sábado (08), a segunda edição do Pedala Rio Sorocaba, no período da manhã. Trata-se de um passeio ciclístico e cultural promovido pela Sema com o intuito de aproximar atividade física com a educação ambiental, utilizando a bicicleta como meio de locomoção.

Com duração de cerca de 1h30, a atividade teve início em frente ao Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA), às margens da avenida Dom Aguirre, marginal do rio Sorocaba e finalizou no Parque das Águas. “A educação ambiental é a ferramenta principal para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, e o Pedala Rio é um projeto que possibilidade atividade física e educação ambiental ao mesmo tempo”, ressalta o secretário da pasta, Jessé Loures.

“Além da questão ambiental, há a questão histórica muito importante nesta ação”, comenta Felipe Cardoso, chefe de Seção Biologia e Veterinária da Sema. “O evento também ajuda a estimular a atividade física, o uso da bicicleta e o uso da malha cicloviária da cidade”, explica.

Os participantes puderam conhecer o registro da maior enchente enfrentada em Sorocaba, em 1929, na Usina Cultural. Receberam informações sobre a coleta e tratamento de esgoto do município e a importância para a manutenção da qualidade do rio. Puderam também conhecer o plantio ao longo o rio como forma de recuperação da mata ciliar.

Conforme o assistente administrativo Victor Gaudio, que participou da atividade e que usa a bicicleta todos os dias para se deslocar até o trabalho, a ação é muito interessante pois possibilita descobertas históricas sobre o rio Sorocaba.

Muito Mais por Sorocaba!

Tags: