Pela primeira vez, Sociedade Civil assume presidência do CMPC

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

 

A decisão foi do secretário da Cultura e Turismo, Werinton Kermes

 

De forma inédita, um membro da Sociedade Civil assumiu a presidência do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Desde a semana passada, o educador Thiago Consiglio está à frente do órgão. A decisão inédita foi do secretário da Cultura e Turismo (Secultur), Werinton Kermes, então presidente do conselho. A portaria foi publicada no Jornal do Município da última sexta-feira (15).

De acordo com Werinton Kermes, a decisão surgiu da importância do conselho ter mais independência nas decisões ligadas às políticas públicas culturais de Sorocaba. Segundo a lei nº 10.810, de 7 de maio de 2014, que dispõe sobre a criação do conselho, a presidência do órgão deve ser exercida pelo secretário da Cultura ou por um membro por ele indicado.

Para Thiago Consiglio, esta decisão do atual titular da pasta foi muito relevante e importante. O CMPC, além de ser consultivo, como muitos conselhos, é também deliberativo, o que dá a ele um poder de decisão importante e participação relevante no processo.

“Vários integrantes da Sociedade Civil participam do conselho e o enxergam como um espaço muito importante para a sociedade civil atuar. Um espaço de escuta, fiscalização e de participação social. O grupo da sociedade civil está cada vez mais se tornando autônomo, entendendo as discussões das políticas públicas. Entendo essencialmente o conselho como um espaço de formação”, destaca o novo presidente.

O educador também acha a mudança importante para a representatividade dos artistas de Sorocaba. “Queremos ampliar a participação da sociedade civil neste processo”, explica.

 

Metas para 2018

De acordo com Thiago Consiglio, entre as metas, além de ampliar a participação da sociedade, será de ativar uma ferramenta prevista na lei do conselho e no Sistema Nacional de Cultura (SNS): as câmaras setoriais ou temáticas. “Essas câmaras são espaços descentralizados do conselho, que envolvem grupos divididos por linguagem, como cinema, música e teatro, que podem fazer discussões mais aprofundadas sobre os temas. Acredito que este é um caminho e, como presidente, vou me empenhar em relação a isso”, garante.

Outro objetivo será realizar uma nova Conferência Municipal da Cultura para revisar o Plano Municipal de Cultura (PMC), aprovado em 2016. “Este será o primeiro ano que faremos uma conferência de cultura após o plano ser aprovado. A intenção é revisar o plano e a participação do conselho e outras instâncias é importante para ajudar na construção e na participação do evento”, afirma Thiago. O PMC é um instrumento de planejamento que estabelece as ações de cultura para um período de 10 anos na cidade, reunindo e aliando os anseios da sociedade aos interesses e possibilidades do governo municipal.

Outra ideia do novo presidente é realizar um Encontro Regional dos Conselhos de Cultura. “Já tenho conversado com o secretário Werinton Kermes e ele já nos apoiou nesta ideia. Acredito na importância de Sorocaba, como a sede da Região Metropolitana, de agregar os conselhos de outras cidades. Muitos têm dificuldades de participação, porque é um trabalho voluntário. Queremos unir o grupo para trocar experiências e pensar em perspectivas coletivas. Isso será muito importante”, planeja.

Thiago Consiglio também pensa na importância do CMPC dialogar com a Câmara Municipal. “Já estamos nos aproximando dos vereadores. Queremos trazer a Comissão de Cultura para falar com o conselho, com todas as suas demandas e projetos de lei, para contribuirmos com a discussão da Cultura através das políticas públicas. O conselho sendo mediador deste processo”, afirma.

 

Calendário de reuniões 2018

Os integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural aprovaram na última reunião, realizada no dia 13 de dezembro, um calendário fixo das reuniões ordinárias de 2018. “O conselho tem que ser cada vez mais aberto e democrático. As pessoas vão poder se programar e poder participar”, comenta Thiago. Os encontros ocorrerão, sempre às 15h, no Barracão Cultural, localizado na avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro.

Segue abaixo o calendário:

 

Janeiro – 24/01

Fevereiro – 21/02

Março – 21/03

Abril – 18/03

Maio – 23/04

Junho – 20/06

Julho – 18/07

Agosto – 22/08

Setembro – 19/09

Outubro – 17/10

Novembro – 21/11

Dezembro – 12/12

 

Tags: