Pesquisa mostra que Sorocaba lidera ranking de Cultura no Estado

Por: Neide Barbosa

Sorocaba registrou pela segunda vez consecutiva um crescimento no índice de satisfação com a Cultura local e passou a liderar um ranking entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo nesse quesito. Obteve 648 pontos em uma escala que vai de 100 até 1000. Com o resultado, Sorocaba está perto de atingir o Alto Grau de Satisfação, nota máxima da pesquisa.

O levantamento, que aponta esses dados, foi realizado pela IndSat – Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos, no último trimestre de 2017 (outubro–novembro-dezembro). 43% dos entrevistados aprovaram a Cultura de Sorocaba, outros 38% a classificaram como “regular” e apenas 16% disseram que estava “péssimo” ou “ruim”. A pesquisa tem cinco classificações: ótima, boa, regular, ruim e péssima.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Sorocaba (Secultur), Werinton Kermes, “o trabalho é feito para todos os públicos, independente de circunstâncias sociais, faixa etária ou outro critério que possa segregar essa ou aquela parte da população”, resumiu.

De acordo com Werinton, “a Secultur desenvolveu no ano passado perto de 300 projetos sociais nos quatro cantos da cidade. Foi praticamente um projeto por dia”, explicou ele, ressaltando que “temos uma Cultura não só de eventos, mas como de formação e de políticas públicas também que reforçam as nossas ações”.  Além disso, o secretário diz que “Sorocaba tem um Conselho Municipal de Cultura (CMC) muito eficiente que trabalha para o desenvolvimento da cultura local”, ressaltou.

Dentre os projetos desenvolvidos no ano passado na cidade um ganhou destaque: foi o Arrastão Cultural, que foi levado a vários bairros de Sorocaba chegando a vários próprios municipais, disse o secretário.

Conforme dados apresentados pela IndSat em seu site (www.indsat.com.br), no início do ano passado, Sorocaba ocupava a 6ª posição no ranking das 10 maiores cidades do Estado.  No trimestre seguinte (abril-maio-junho), o índice subiu e a cidade passou a ocupar a 4ª colocação.

De julho a setembro (terceiro trimestre), Sorocaba ficou em 2º,  à frente de São José dos Campos e Ribeirão Preto.  “O último trimestre de 2017 conseguimos atingir esse resultado que pra nós foi uma grande surpresa e veio coroar um trabalho desenvolvido com muito empenho por todos nós”, disse Kermes, acrescentando que “o trabalho feito pela Secultur contempla todos os públicos com exposições, cursos, oficinas, apresentações artísticas gratuitas à população e várias outras ações”, disse o secretário de Cultura de Sorocaba.

Tags:,