Pilhas e baterias devem ser descartadas corretamente

Por: Bia Negrão

Seguindo com a programação da Semana Municipal do Lixo Zero, em função ao Dia Municipal do Lixo Zero comemorado dia 30 de maio, conforme institui a lei municipal nº 11.290/2016, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins estimula o descarte correto de pilhas e baterias.

 

A sede da secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins é um posto de coleta permanente de pilhas e baterias. Qualquer pessoa pode levar o produto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e depositá-lo num coletor específico, na entrada principal da sede da secretaria.

 

Pilhas e baterias de celular, por conterem metais pesados, como chumbo e mercúrio, se descartadas incorretamente podem causar grandes danos ambientais e à saúde pública. “É importante que as pilhas e baterias usadas não sejam descartadas no lixo comum, e sim, encaminhadas à destinação ambientalmente adequada. As pilhas, por exemplo, caso descartadas irregularmente em lixões ou aterros sanitários, e houver vazamento, as substâncias tóxicas presentes em sua composição podem contaminar o solo, o lençol freático e o próprio ar”, explicou Carolina Barisson Sodré, Chefe de Divisão de Educação e Educomunicação Ambiental.

 

A secretaria informa que todo o material recolhido é encaminhado à Cooperativa Reviver, localizada no Jardim Iguatemi. Segundo o secretário Jessé Loures, o principal objetivo é promover o conceito Lixo Zero, criando alternativas de gestão sobre os resíduos que são gerados, a fim de garantir os recursos naturais para as próximas gerações e informar a população sobre a importância do descarte correto das pilhas e baterias.

 

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins está localizada na Avenida Rudolf Dafferner, 105, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone (15) 3219.2299.

 

 

Tags: