Plano de Coleta Seletiva de Sorocaba será divulgado à população

Por: Secom Sorocaba

Sorocaba agora possui o Plano Municipal de Coleta Seletiva (PMCS), um documento que traz o resultado dos estudos técnicos e estabelece um planejamento das ações de gerenciamento de coleta e destinação dos resíduos recicláveis a curto, médio e longo prazo para os próximos 20 anos na cidade. A divulgação do plano à população será realizada no dia 29 de agosto, às 14h, no Salão de Vidro do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista.

O plano foi elaborado pela Prefeitura de Sorocaba desde 2013, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Secretaria de Saneamento (Sesan), com apoio técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e consultoria especializada da DRZ Geotecnologia e Consultoria.

Para a elaboração do documento, foi utilizado recurso federal do Ministério do Meio Ambiente (MMA), repassado ao município através da Caixa Econômica Federal (CEF), com uma contrapartida da Prefeitura de Sorocaba. O plano foi feito em consonância com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10).

O objetivo do PMCS é desenvolver a coleta seletiva em todo o território municipal através de apoio às cooperativas de catadores, visando promover geração de renda, inclusão social e o desenvolvimento sustentável das cooperativas e de seus parceiros estratégicos, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida à população, gestão sustentável dos resíduos e sustentabilidade ambiental.

O plano é constituído do Relatório do Diagnóstico para a Coleta Seletiva; Relatório de Metas, Projetos, Ações e Programas do Plano de Coleta Seletiva; Relatório do Evento de validação; Plano de Coleta Seletiva; e Relatório do Evento de divulgação. De acordo com a Sesan, quatro modelos de gestão de resíduos recicláveis fazem parte do plano.

Já para mobilizar a sociedade na construção do documento foram realizados eventos desde maio de 2015, como audiências públicas, oficina e reuniões, que reuniram as cooperativas de reciclagem, universidades, Câmara Municipal e os integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema). A participação foi aberta a todos que tivessem interesse em conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura ou que desejavam apresentar sugestões ou questionamentos sobre o tema.

Além da divulgação no próximo dia 29 de agosto, as pessoas ainda poderão conferir de 27 de agosto a 14 de setembro, das 8h às 16h30, uma exposição do plano de coleta seletiva na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista. A mostra conterá as informações de todo o histórico de como foi desenvolvido o documento.

Também neste mês de agosto as equipes da Sesan e da Sema distribuíram folhetos em diversos espaços públicos – como parques, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Casas do Cidadão, terminais de ônibus, escolas, Câmara Municipal e cooperativas -, com informações sobre o plano, como a sociedade pode participar do processo de coleta seletiva e também sobre os eventos de divulgação do PMCS.

A população pode acessar o documento completo do PMCS no site da Sesan (http://saneamento.sorocaba.sp.gov.br/) e da Sema (http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3238.2358.

 

Tags:, ,