Prefeitura intensifica limpeza em córregos, parques e praças

Os córregos e cursos de água nos parques e praças de Sorocaba agora são limpos em menor intervalo de tempo. Por determinação do prefeito José Crespo, o Saae-Sorocaba elaborou um plano de ação que está em prática desde o mês passado, com a participação da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo).

Os resultados já são visíveis na praça Kasato Maru, Parque Campolim, Parque das Águas, Parque Maria Eugênia, Parque Vila formosa, Parque Santa Bárbara e no parque do Central Parque.

No atual período do verão a roçagem é feita mensalmente. E assim que for finalizado o processo da contratação das máquinas, o Saae-Sorocaba também fará o desassoreamento dos cursos de água nos parques e praças.

Após o mês de abril, quando inicia o período de estiagem e a vegetação cresce com menos intensidade, a periodicidade das roçagens passará a ser de dois meses, desde que não seja avaliada a necessidade de ação extraordinária.

Segundo o previsto no Plano de Ação, a Sema segue o cronograma dos trabalhos do Saae-Sorocaba para fazer a limpeza no restante do perímetro dos parques. O prefeito José Crespo, diz que o objetivo é manter uniformes tanto a limpeza quanto a altura da vegetação, tanto nas margens dos córregos com no restante da área dos parques e praças.

Quanto tiverem início os trabalhos de desassoreamento, a Sema, em conjunto com a Serpo, atuarão nos parques ou praças para os serviços complementares, fazendo as correções de gradis, replantio da grama, reforma de decks, recuperação de ciclovias, calçadas e outros itens que se fizerem necessários.

O secretário de Recursos Hídricos e diretor geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, avalia que o trabalho em conjunto entre as três secretarias possibilita melhores resultados nas manutenções e recuperações dos parques e praças de Sorocaba.

Tags: