Plantio de cerejeiras vai comemorar os 110 anos da imigração japonesa em Sorocaba

Por: Aline Lima - Programa Estágio - Supervisão - Mariana Campos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e a União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba (Ucens) realizarão neste sábado (23), às 9h, uma solenidade em comemoração aos 110 anos de imigração japonesa, comemorada neste mês de junho. Na sequência, serão plantadas 110 mudas de cerejeira, no Parque Kasato Maru, no Campolim, e no canteiro central da avenida Professor Arthur Fonseca, através do projeto “Adote uma Árvore”.

“Essa será uma bela homenagem. A flor de cerejeira é a flor da nação japonesa e representa o símbolo do espírito japonês, um povo bastante querido. Nada mais especial do que comemorar os 110 anos da imigração japonesa contribuindo com a arborização urbana da nossa cidade”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures.

Inaugurado em 2008, o parque recebeu o nome em homenagem a chegada do navio Kasato Maru com os imigrantes japoneses, em 18 de junho de 1908, no porto de Santos (SP), e abriga os principais elementos de um característico jardim japonês como o Taiko Bashi, um lago, a Sakura e o Tori. Desde sua inauguração vem sediando a Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba, um evento beneficente organizado pela Ucens, com a participação de barracas de entidades assistenciais da cidade, com comidas típicas e produtos japoneses.

A flor de cerejeira, conhecida como Sakura, é a flor nacional do Japão e foi a espécie escolhida para fazer parte desta comemoração pela simbologia com o país. Existem mais de 300 variedades de cerejeiras documentadas no Japão.

Para o plantio, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins dará toda a infraestrutura necessária, como o transporte das mudas de cerejeiras, a preparação do solo, a abertura dos berços e a utilização de tutores e insumos.

Tags: