Plantios de 91 árvores em Sorocaba contarão com a participação da comunidade

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Neste sábado (14), a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) vai promover o plantio de 91 árvores em Sorocaba. Pela manhã, às 9h, a área pública ao lado do campo de futebol, no Jardim Guadalajara, ganhará 75 mudas com a participação da comunidade. Já às 15h, o plantio de 16 exemplares ocorrerá na E. M. “Profª. Maria de Lourdes Martins Martinez”, no Jardim Santa Bárbara, com a ajuda dos alunos.

A atividade faz parte do calendário de eventos em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro). O objetivo é de estimular na comunidade a prática ecológica através do plantio das árvores, ampliando a área vegetal da cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização de Sorocaba. As atividades serão abertas a toda população.

Além de embelezar o local, as árvores são importantes para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo. Os locais receberão mudas de espécies variadas, como ipês branco e amarelo, urucum, aroeira-salsa, pau-viola, pitanga, goiaba, entre outras.

De acordo com a Sema, a área pública localizada na rua Lituânia possui inclusive nascente. A arborização no entorno de cursos da água e regiões de nascentes é extremamente importante, pois a cobertura vegetal evita o assoreamento do rio e contribui para a longevidade das nascentes.

Para o plantio, a equipe de Gestão Ambiental da Sema está providenciando toda a estrutura necessária, desde a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, até a utilização de tutores e insumos.

A área pública do Jardim Guadalajara está localizada na rua Lituânia, na altura do número 600, ao lado do campo de futebol. Já a E.M. “Profª. Maria de Lourdes Martins Martinez” fica na rua Dária Galvão da Silva, 292, no Jardim Santa Bárbara.

Tags: