Polo da Univesp em Sorocaba está quase pronto para receber os alunos

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

 Unidade funcionará na Uniten

 

A partir do dia 26 de fevereiro, Sorocaba vai oferecer quatro cursos gratuitos da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) à população. O polo funcionará na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), na Vila Barão. Neste momento, a Prefeitura de Sorocaba está finalizando as adequações na Uniten e até o início de fevereiro o espaço estará pronto para receber os 200 alunos.

Viabilizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter) e da Educação (Sedu), a Univesp é uma fundação mantida pelo Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Sorocaba terá os cursos de Engenharia da Computação, Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Tecnólogo em Gestão Pública. Esta será uma ótima oportunidade da população ter acesso a um ensino universitário gratuito oferecido de forma semipresencial, com apoio dos professores das melhores universidades do Brasil. A implantação do polo EAD traz a possibilidade real de qualificação profissional, o que melhora a capacidade de disputa no mercado de trabalho dos sorocabanos.

De acordo com a Sedeter, será disponibilizada uma sala de aula no 1º andar da Uniten, com uma área de cerca de 160 metros quadrados, ar-condicionado, projetor para as teleconferências, computadores e internet. Para isso, foram feitas adequações em duas salas do prédio, retirando uma parede, para transformá-las em um único espaço, mais amplo, para receber os 50 alunos de cada curso.

Além disso, foi refeita a instalação elétrica e, neste momento, estão sendo finalizadas as adaptações na área de informática. Todo este trabalho foi realizado com apoio de funcionários da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Secretaria de Planejamento e Projetos. O polo na Uniten terá também uma sala de apoio para os dois orientadores da Secretaria da Educação, que estarão presentes diariamente à disposição dos alunos, com uma sala de estudo em anexo.

 

Como será

Cada curso funcionará em um dia da semana, no período noturno, programado pela própria Univesp. Na segunda-feira, serão os alunos de Pedagogia. Na terça-feira, estudantes de Licenciatura em Matemática. Na quarta-feira, será a vez dos alunos de Engenharia da Computação. Já na sexta-feira, o espaço será destinado aos estudantes do curso Tecnólogo em Gestão Pública.

Grande parte do curso é realizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, como assistir videoaulas, acessar material didático e bibliografia das disciplinas, além de tirar dúvidas do conteúdo com tutores.

Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura e realizam atividades como provas, discussões em grupo, trabalhos orientados por tutores. Ali, também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o AVA.

No total, 1.589 pessoas se inscreveram para o vestibular da Univesp em Sorocaba. A prova foi realizada no dia 21 de janeiro. A primeira lista de convocados para matrícula será divulgada no dia 14 de fevereiro, após as 14h, no site www.vunesp.com.br/uvsp1703. A matrícula presencial será realizada nos dias 15, 16 e 19 de fevereiro.

 

Tags:,