População pode comprar produtos orgânicos em feira no Pq Chico Mendes

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

 

 

Sorocaba tem uma das 553 feiras orgânicas do Brasil mapeadas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

O Parque Natural “Chico Mendes” sedia neste sábado (dia 2), das 8h às 12h, mais uma edição da Feira de Transição Agroecológica e Orgânica. Esta é uma das 553 feiras orgânicas do Brasil mapeadas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), uma ferramenta virtual que facilita o caminho do consumidor ao produtor, possibilitando às pessoas uma ampla diversidade de acesso aos alimentos orgânicos. A entrada é gratuita.

Viabilizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Grupo de Articulação Regional da Feira Orgânica de Sorocaba (Garfos), a Feira de Orgânicos tem como objetivo principal o fortalecimento dos pequenos produtores locais e da região.

As feiras são uma ótima opção para que a população possa comprar diretamente do produtor, diminuindo o número de pessoas intermediárias no processo e, consequentemente, o valor final do produto. Já os produtos orgânicos são mais saudáveis, pois são livres de resíduos de agrotóxicos e produzidos com respeito pelo meio ambiente.

Numa tenda no interior do Parque Natural “Chico Mendes”, produtores de Araçoiaba da Serra, Itapetininga, Ibiúna, Iperó, Piedade e São Roque oferecem 81 produtos, entre frutas, verduras e legumes, além de bolos, pães, mel e ovos orgânicos.

Durante o evento, a Secretaria do Meio Ambiente ainda realiza a doação de mudas de árvores de espécies nativas, frutíferas e até ornamentais, conforme a disponibilidade, para serem plantadas em quintais e calçadas.

O Parque Natural “Chico Mendes” está localizado na Avenida 3 de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3228.1256.

alexandre-lombardi20140928feira-organicos-4-970x647

 

 

Tags:, , ,