Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/populacao-pode-obter-mudas-de-arvores-no-cea-rio-sorocaba/
Acessado em: 11/11/2019 - 18h07

População pode obter mudas de árvores no CEA Rio Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

Estão disponíveis mudas de ipê-amarelo, jenipapo, aroeira-salsa, hibisco, amora e goiaba; o limite é de dois exemplares para cada munícipe

Nesta semana, a população interessada em plantar árvores em quintais ou calçadas podem retirar gratuitamente mudas de ipê-amarelo, jenipapo, aroeira-salsa, hibisco, amora e goiaba no Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) – um dos pontos permanentes de doação de mudas de árvores da Prefeitura de Sorocaba.

Iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo da doação de árvores é incentivar os sorocabanos a plantar árvores na cidade, ajudando na ampliação da área total vegetada no município, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.

No momento da doação, a equipe de Educação Ambiental apresenta ao munícipe as características de cada árvore, com informações da época de sua floração e a altura máxima que cada uma atinge, ensinando a maneira correta de se fazer o plantio. No total, cada munícipe pode retirar até duas mudas.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 e, aos sábados, das 9h às 13h. O CEA Rio Sorocaba está localizado na Avenida Dom Aguirre, às margens do rio Sorocaba, em frente ao Poupatempo. Mais informações sobre a doação de mudas podem ser obtidas pelo telefone (15) 3238.2366.

Outros atrativos

Durante todo o dia, quem for ao CEA Rio Sorocaba poderá ainda participar de uma visita monitorada e conferir, por exemplo, uma maquete topográfica do rio Sorocaba no perímetro urbano de Sorocaba e Votorantim, que mostra o percurso do manancial e seus afluentes, desde a Represa de Itupararanga até o Parque São Bento.

Outro atrativo do espaço é um grande painel contando a história do rio Sorocaba, desde a época de fundação da cidade, em 1654, até os dias de hoje. O visitante conhecerá realizações como o Programa de Despoluição do Rio Sorocaba, iniciado em 2004 pela administração municipal.

O CEA Rio Sorocaba também abriga um diorama da flora local e alguns exemplares taxidermizados (empalhados) da fauna que habita o rio, como o cascudo, cará, traíra, lontra, ratão-do-banhado, biguá, anu-branco, frango-d’água e a garça-branca.

Espalhadas pelo gramado no entorno do CEA, placas educativas reúnem informações sobre o Rio Sorocaba, o Parque Linear, os Refúgios da Biodiversidade, o Tratamento de Esgoto, a Despoluição do Rio Sorocaba, os Corredores de Biodiversidade, a Mata Ciliar, as Aves do Rio Sorocaba e os Peixes do Rio Sorocaba.