População pode participar de oficina de Plantas Medicinais

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Atividade abrange desde o cultivo ao uso medicinal dos fitoterápicos

Neste domingo (dia 8), das 14h às 16h, os sorocabanos podem participar gratuitamente da oficina “Plantas Medicinais, do cultivo ao uso dos fitoterápicos” no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. A inscrição deve ser feita no local, momentos antes do início da atividade. Serão oferecidas 20 vagas.

Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo da oficina é reestabelecer o contato das pessoas com a natureza e realizar práticas para melhoria da qualidade de vida e possibilidade de geração de renda. A ideia é promover a utilização dos fitoterápicos de forma correta entre a população, apresentando os seus benefícios como alternativa natural aos medicamentos alopáticos.

Durante a atividade de Educação Ambiental, as pessoas terão a oportunidade de trocar experiências, conferir uma exposição sobre plantas medicinais e conhecer as formas de usá-las. Quem participar ainda poderá visitar o Jardim Sensorial do Botânico e ainda fazer uma atividade prática de como cultivar e manter essas plantas em casa.

O Jardim Sensorial de Plantas Medicinais faz parte do Projeto Fito Sorocaba, desenvolvido em parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e da Saúde (SES). Construído próximo ao roseiral, numa área de 150 m², o espaço tem o formato do símbolo do infinito e é composto por aproximadamente 50 espécies de plantas medicinais, como melissa, boldo, maracujá, hortelã, cavalinha e babosa, entre outras. O espaço foi projetado também com o objetivo de aguçar os sentidos a partir dos estímulos oferecidos pelas texturas, formas e aromas presentes em cada elemento que compõe o jardim.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo e-mail jardimeducador@gmail.com ou pelo telefone (15) 3227.9996.

Tags:, ,