População pode se inscrever para visita noturna no Parque da Biodiversidade

Por: Secom Sorocaba

Os sorocabanos ja podem se inscrever para participar da visita monitorada noturna no Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves (PNMCBio), a primeira unidade de conservação de Sorocaba. A atividade de Educação Ambiental será realizada no dia 7 de junho, às 19h, como parte da programação de aniversário do parque e da Semana do Meio Ambiente, que comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

 

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade em Sorocaba.
“O intuito da ação é proporcionar à população a oportunidade de participar de uma atividade diferenciada no parque, por meio de ações de Educação Ambiental e Ecoturismo, além de incentivar a prática de atividade física ao ar livre”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.
Os participantes vão percorrer a trilha “Caminhos da Biodiversidade”, com 2,5 quilômetros de extensão, indicada para maiores de 7 anos de idade. A trilha tem baixo nível de dificuldade, com aproximadamente 2h de duração, que permeia áreas de grande relevância da unidade de conservação, como a Zona Intangível, local em que a natureza permanece mais próxima de seu estado primitivo e distante das principais vias de acesso, localizada na região central do fragmento florestal mais amplo do parque.
A caminhada será acompanhada pelos monitores da Sema, que interpretarão o ambiente estimulando a percepção e a sensibilização ambiental e, dentre outros assuntos, serão informados sobre a importância do parque e demais áreas verdes no que diz respeito à conservação e preservação da biodiversidade do município.
Ao final da trilha, os participantes voltarão ao Centro de Visitantes, para o encerramento. O término está previsto para as 22h. Para participar é obrigatório que o visitante esteja vestido de forma adequada, com sapato fechado (tênis), calça, lanterna e garrafa de água. É indicado ainda o uso de roupas confortáveis e de repelente.
As inscrições podem ser feitas pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. As vagas são limitadas. O Parque da Biodiversidade está localizado na Avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

Segue abaixo a programação completa da Semana do Meio Ambiente:

Dia 5 de junho
Abertura da Semana do Meio Ambiente com plantio de árvores
Horário: período da manhã
Local: Câmara Municipal

Clubes Ecológicos
Horário: das 9h às 11h30
Locais: Parque da Biquinha e Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”

Dia 6 de junho
Visita monitorada, exposição e observação de aves
Horário: 13h
Local: Centro de Educação Ambiental – Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba)

Dia 7 de junho
Visita noturna em comemoração de aniversário de 5 anos do Parque da Biodiversidade
Horário: 19h
Local: Parque da Biodiversidade

Dia 8 de junho
Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas – Exposição de animais taxidermizados
Horário: das 9h às 12h
Local: Paço Municipal

Dia 9 de junho
Lançamento do Parque Linear “Virginia Lyra Mascarenhas Brisotti”, no Piazza di Roma
Horário: 9h
Local: Piazza di Roma

Encontro do Coaves e do Coaves Kids
Horário: 8h
Local: Parque da Água Vermelha

Dia 10 de junho
Encontro de Bonsai
Horário: das 9h às 16h
Local: Jardim Botânico “Irmãos  Villas -Bôas”

Dia 11 de junho
Blitz Educativa sobre Biodiversidade
Horário: 9h
Local: Avenida Itavuvu

Tags: