Portal oficial da Prefeitura será reformulado e terá design mais moderno, simples e dinâmico

Por: Marcelo Andrade

Novo site será desenvolvido pela Prefeitura, com profissionais ligados às secretarias de Licitações e Contratos e de Comunicação e Eventos, sob a coordenação do secretário e jornalista Eloy de Oliveira

A Prefeitura de Sorocaba deverá contar em breve com seu novo portal oficial na internet. Totalmente reformulado, o novo site trará mais serviços e facilidades de navegação, aliados a um design mais moderno, simples e dinâmico, com transparência e interatividade, além de um destaque maior à divulgação de atos e ações do governo por meio de notícias institucionais. Também deverá garantir acessibilidade para navegação de portadores de deficiências. Paralelamente, o portal deverá ainda contar com o aplicativo para smartphones e tablets. E, para os servidores públicos, outra novidade: um sistema de intranet, com notícias, canais de comunicação entre as secretarias, além de informações de atos e ações do governo.
O desenvolvimento do novo portal está a cargo dos técnicos e analistas de sistemas da própria Prefeitura, vinculados à Secretaria de Licitações e Contratos (Selc), e terá toda a coordenação por parte Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), que tem à frente o jornalista Eloy de Oliveira.

Uma reunião envolvendo o titular de Secom e profissionais da área de jornalismo e publicidade da pasta com os analistas de sistemas da Selc, Thiago Ribeiro e Victor Bastos, foi realizada na manhã desta quinta-feira (13) para discutir o assunto. Os trabalhos para desenvolvimento do novo portal já tiveram início e em breve deverá ser lançado e disponibilizado à população.

O secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira, destaca que o portal oficial do governo é um instrumento dinâmico e que precisa de tempos em tempos sofrer alterações para melhor atender à população que busca informações diversas no site da Prefeitura. “O que pretendemos, a partir dessa reformulação, é oferecer através do portal mais serviços, mais informações e notícias e mais qualidade aos usuários e a todas aquelas pessoas que acessam o site”, enfatizou.


Por etapas


Segundo Eloy de Oliveira, as mudanças que deverão ocorrer fazem parte de uma primeira etapa e que outras alterações já estão sendo estudadas. “O projeto do novo site compreende uma série de etapas. Logo iremos disponibilizar essas primeiras inovações e, gradativamente, iremos contemplar as demais. Tudo visando ampliar e melhorar o acesso”, disse.

De acordo com o secretário, as mudanças previstas não se limitam apenas ao visual, mas também à usabilidade, já que sua arquitetura de informações está sendo pensada para agrupar as informações correspondentes aos interesses do usuário, facilitando a localização de dados e serviços com maior objetividade. Atalhos para as áreas dedicadas a cada um desses públicos deverão se tornar mais visíveis durante toda a navegação pelas páginas do novo portal do município.

Na área de Comunicação, o novo portal dará um destaque maior à divulgação de notícias institucionais. Atualmente são cerca de 25 textos divulgados todos os dias sobre as ações de governo e informações e serviços ao cidadão. No quesito de acessibilidade, elas contarão, por exemplo, com sistema de tradução por áudio. “A ideia é que o site tenha toda a acessibilidade necessária para ajudar os nossos irmãos com deficiência, pois esta é uma meta do nosso governo”, afirmou.

Outros serviços que já são oferecidos permanecem no novo portal, mas de forma mais fácil de serem acessados, como Nota Fiscal Eletrônica, Carta de Serviços, Portal da Transparência, legislações do município, licitações, concursos públicos, entre outros, além de links para outros órgãos municipais.

Desde o início do governo buscamos novas formas de nos comunicação com o cidadão e também de melhorar as ferramentas que a Prefeitura já possuía. O novo portal que estamos desenvolvendo está dentro desta proposta de modernização da gestão pública do atual governo do prefeito José Crespo, promovendo ainda mais a transparência entre o governo e o público. Todos terão à disposição mais recursos de acessibilidade para participar e acompanhar a nossa administração. O objetivo é manter e ampliar o diálogo constante com o público sorocabano”, disse o secretário Eloy de Oliveira.

Tags:,