Praça do Abatiá será revitalizada e inaugurada em abril

Por: Supervisão Viviane
Crédito das fotos: Juliana Felício

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo), começou a segunda etapa da revitalização da praça do jardim Abatiá, localizada na zona oeste de Sorocaba, que será inaugurada no próximo mês de Abril.

Os trabalhos só foram possíveis depois que a equipe do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, realizou os serviços no local. Entre as obras está a transformação de uma cratera aberta pela enxurrada, com cerca de seis metros de profundidade, em uma superfície no mesmo nível da rua e com estrutura sólida o suficiente para abrigar a área de lazer. Para isso, corrigiu despejos irregulares de esgoto, construiu a infraestrutura de drenagem de água pluvial e fez todo o aterro, inclusive preservando uma nascente de água, que ganhará evidência com a construção do parque.

O local já recebeu, no primeiro semestre de 2017, o programa “Mutirão do Bem Estar”, que mobilizou além da Serpo e do (Saae), as Secretarias de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Esportes e Lazer (Semes), Planejamento e Projetos (Seplan),  e a Urbes – Trânsito e Transportes que começaram a transformar a área em um espaço de lazer. A praça, localizada entre o Jardim Ipiranga e Jardim Abatiá, estava degradado, tinha uma cratera aberta pela erosão, com mato, lixo e entulho que incomodava a população local. Em pouco tempo, o espaço começou a ser transformado em um espaço de lazer.

Agora a Serpo e a Sema estão encarregadas da urbanização e a instalação de uma quadra poliesportiva, pista de caminhada, equipamentos da Academia ao Ar Livre, playground para as crianças, calçada, iluminação, paisagismo com o plantio de árvore, plantas, grama e uma ciclovia que percorrerá a área verde adiante do Parque e será ligada à ciclovia já existente na avenida Santa Cruz. As equipes já trabalham no local, e a previsão é de que seja inaugurada no 2º semestre de 2018. A Praça do Abatiá estará localizada na rua Hélio Meira, esquina com a Rua idalina Maria de Jesus.

Tags:,