Pré-Conferência da Cultura será realizada neste sábado

Por: Ana Maria Fonseca Agmont (Programa de Estágio)

A Pré-Conferência da Cultura ocorrerá neste sábado (29), das 9h às 18h, no Senac Sorocaba, na Vila Hortência. O evento antecederá a 6ª Conferência Municipal de Cultura, que está agendada para o dia 20 de outubro, também das 9h às 18h, e terá como tema “Políticas Públicas e Participação Cidadã”.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural e apoio do Senac Sorocaba, a iniciativa tem como objetivo discutir o Plano Municipal de Cultura (PMC), um instrumento de planejamento aprovado em 2016 que estabelece as ações de cultura para um período de 10 anos na cidade.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Thiago Consiglio, é importante a participação de todos os interessados nas áreas de cultura e turismo na cidade. “Este documento garante as ações e referências para iniciativas com o poder público na cultura da cidade. Haverá eixos que nortearão a participação da população para discutir as variadas formas de melhorar essas ações culturais em Sorocaba”, destaca.

Serão discutidos seis eixos: Patrimônio Cultural; Gestão Pública da Cultura; Fomento à Produção e Formação Cultural; Acesso e Descentralização da Cultura; Diversidade Cultural; e Economia da Cultura.

“Este evento será de formação e serão realizadas palestras. Um dos palestrantes será Célio Turino, que trabalhou no Ministério da Cultura e ajudou a criar o Sistema Nacional de Cultura e foi idealizador do programa Pontos de Cultura. Além disso, teremos outros palestrantes, representando o Senac, que vão falar de economia criativa”, finaliza Thiago.

O Senac está localizado na rua Coronel Nogueira Padilha, 2.392, na Vila Hortência. O PMC está disponível no site da Secretaria da Cultura e Turismo: https://goo.gl/G2mA6w.

Tags: