Pré-Conferência da Cultura será realizada no dia 29 de setembro

Por: Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba realizará no dia 29 de setembro, das 9h às 18h, a Pré-Conferência da Cultura no Senac Sorocaba, na Vila Hortência. O evento antecederá a 6ª Conferência Municipal de Cultura, que está agendada para o dia 20 de outubro, também das 9h às 18h, e terá como tema “Políticas Públicas e Participação Cidadã”.

Os eventos estão sendo organizados pelo Grupo Gestor, representado pelo Poder Público Municipal e pela Sociedade Civil. “A participação da população, envolvida direta ou indiretamente com a Cultura, é fundamental. Além de apresentar as ações realizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo, vamos reavaliar as metas aprovadas no Plano Municipal de Cultura (PMC) em 2016”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Werinton Kermes, que vai presidir a conferência.

O PMC é um instrumento de planejamento que estabelece as ações de cultura para um período de 10 anos na cidade, reunindo e aliando os anseios da sociedade aos interesses e possibilidades do governo municipal. O documento está disponível no site da Secretaria da Cultura e Turismo: https://goo.gl/G2mA6w.

Os seis eixos que nortearão os debates durante a pré-conferência e a conferência são: Patrimônio Cultural; Gestão Pública da Cultura; Fomento à Produção e Formação Cultural; Acesso e Descentralização da Cultura; Diversidade Cultural; e Economia da Cultura.

Na Pré-Conferência, será realizado um ciclo de palestras que vai ajudar a nortear a discussão da conferência, com apoio educacional do Senac, num momento reflexão sobre o Plano Municipal de Cultural e qual o papel do poder público e da sociedade civil no processo.

Um dos palestrantes será Célio Turino, historiador de formação, que foi entre 2004 e 2010 secretário de Cidadania Cultural, durante as gestões de Gilberto Gil e posteriormente de Juca Ferreira como ministros da Cultura. Ele que coordenou a criação dos Pontos de Cultura.

Já durante a Conferência Municipal de Cultura, todos os participantes devidamente inscritos terão direito a voto. O público será distribuído, conforme sua opção de inscrição, em seis grupos de trabalhos, referenciados pelos seis eixos temáticos propostos.

O regimento interno dos eventos foi aprovado e publicado nas páginas 8 e 9 do Jornal Município de Sorocaba da última quinta-feira (20), anexo ao decreto nº 24.084, de 19 de setembro de 2018, que pode ser conferido no link: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/jornal-do-municipio/. O Senac está localizado na rua Coronel Nogueira Padilha, 2.392, na Vila Hortência.

 

Tags: