Prefeita faz visita de surpresa à Câmara para demonstrar transparência sobre gastos da prefeitura

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, esteve na manhã desta quinta-feira (7) na Câmara Municipal de Sorocaba com o objetivo de demonstrar transparência aos vereadores sobre a atual situação orçamentária da cidade.

Com o seu gesto, a prefeita quis demonstrar comprometimento com o cidadão sorocabano e seus legítimos representantes. O presidente da Câmara, Fernando Dini, abriu espaço na sessão para que a prefeita ocupasse o microfone e se dirigisse à população sorocabana.

A iniciativa de ir ao Legislativo partiu da própria prefeita a partir do momento em que pela manhã ela soube que o padre Flávio Miguel Jorge, gestor da Santa Casa de Sorocaba, se dirigiu a cada um dos vereadores, com uma carta, alertando para a situação caótica da instituição frente aos atrasos de pagamentos da Prefeitura.

Na noite de quarta-feira, a prefeita e o padre Flávio conversaram sobre a situação financeira da Prefeitura e da Santa Casa até tarde da noite, quase 23h.

Usando o microfone para falar aos vereadores, a chefe do Poder Executivo afirmou que a equipe da prefeitura é competente, trabalha para buscar soluções para enfrentar o déficit da Saúde e foi taxativa em afirmar: “A situação é administrável, temos um relacionamento excelente com a Câmara Municipal e a equipe da prefeitura mantém contato permanente para solucionar os problemas financeiros”. Num outro momento, a prefeita ressaltou: “A dívida com a Santa Casa não é algo novo e não foi criado por esse governo”. Por fim, assegurou a prefeita: “Todos os compromissos serão honrados, pois esta gestão é legalista e técnica e não têm nada a esconder”.

A pasta da Fazenda informou à prefeita Jaqueline Coutinho que nesta quinta-feira o valor da dívida da Prefeitura para com a Santa Casa é de R$ 3.371.536,87 e que na próxima terça-feira (12) está previsto o pagamento de R$ 1.911.490,83 deste total.

A prefeita esteve na sede do Legislativo acompanhada dos secretários municipais Flávio Chaves (Relações Institucionais), Ademir Watanabe (Saúde), Djalma L. Benette (Comunicação) e Marcelo Regalado (Fazenda).

Tags: