Prefeito assina decreto que da posse aos novos membros do CMI

Por: Gabriela Almeida (programa de estágio) - Supervisão de Marcelo Andrade

Nós estamos aqui para servir a vocês”, disse o prefeito José Crespo aos novos membros do Conselho Municipal do Idoso, presentes em seu gabinete, nesta quarta, ao enfatizar a importância da atuação de todos em um assunto tão importante como a ampliação de ações para a garantia do atendimento das atribuições destes que são de extrema importância na sociedade civil.

Durante o ato de posse, o prefeito parabenizou a todos pelo trabalho realizado, dizendo ainda que o trabalho dos membros do Conselho fica mais especial por não ser remunerado, e sim, voluntário. “Nós somos um governo de cidadãos, acima de tudo. Os cumprimentos por terem aceitado o convite, o desafio; e estarem também conseguindo resultados”, finaliza.

Com o apoio da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), e Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), pertencentes à Prefeitura de Sorocaba, o conselho tem caráter consultivo e deliberativo, e será composto por oito conselheiros da sociedade civil, junto de outros oito conselheiros do Poder Público, que atuarão no biênio 2018-2020.

A secretária de Cidadania e Participação Popular, Suélei Gonçalves, frisou a importância de atuação de um conselho como este, incentivando a participação de todos e ainda disse ser fundamental manter o olhar para os idosos. “Que não percamos o foco e continuemos atuantes. Um conselho assim é algo que faz a diferença […] A população idosa está crescendo cada vez mais e não tem como não olharmos para isso”, diz a secretária.

Também estiveram presentes no gabinete os secretários Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos), Flávio Chaves (Relações Institucionais e Metropolitanas), Erick Vieira (Gabinete Central), Cintia de Almeida (Igualdade e Assistência Social) e Liliana de Jesus (Ouvidoria Geral). Pelo Legislativo sorocabano estava presente o vereador Luis Santos.

A função do Conselho

O Conselho Municipal do Idoso tem Maria Eugênia Filomena de Moraes, representante da Sociedade Civil, como presidente, que tem como função deliberar sobre questões relacionadas à Política de Atenção à Pessoa Idosa; Propor e apoiar a realização de eventos, estudos, programas e pesquisas voltadas para a promoção, proteção e defesa dos direitos do idoso; Cadastrar as entidades de assistência ao idoso, que deverão estar regulares, comprovar idoneidade, oferecer instalações físicas adequadas e apresentar objetivos e planos de trabalho conforme o Estatuto do Idoso.

Também atua na fiscalização do funcionamento dos Programas e Instituições Governamentais e Não Governamentais que constituem a rede de Atenção e Proteção à Pessoa Idosa; Denunciar à autoridade Policial, ao Ministério Público e a quem mais couber os casos de descumprimento dos direitos relativos ao idoso, além de gerir o Fundo Municipal do Idoso para a captação de recursos destinados a politicas de atenção ao idoso.

Sendo assim, o conselho busca, acima de tudo, apresentar uma maior informação aos idosos sobre seus atuais direitos, além de proporcionar uma vida mais acessível para os mesmos.

Membros Titulares do CMI, representantes do Poder Público:

Ricardo Miguel Angelo Ricca Júnior – Sias;

Francine Alessandra Gracia Menn – Sedu;

Enilce Lemes – Ses;

Renato Tezotto Bufo – Sefaz;

Juliana Vieira Pinto – Saj;

Iara Santoro C. Magno – Semes;

Claudia Cristiane Tavares de Paula Fernandes – Fss;

Marcos Aurélio de Souza Lenks – Sedeter

Suplentes:

Luciana Aparecida da Rocha More – Sias;

Fani Albertoni Pizarro Ramos – Sedu;

Leila roberta das Dores – Ses;

Anderson Manrique de Freitas – Sefaz;

Camila Bispo Tavares – Saj;

Almentino Brasil Borges Júnior – Semes;

Larissa Rondello – Fss;

Marco Antônio Salinas – Sedeter

Titulares representantes da Sociedade Civil:

Renata Hebling Marins;

Eremita Angélica G. da Silva Nunes;

Nilcéa Guidolin Zanbon;

Maria Eugênia Filomena de Moraes;

Tarcísio Tadeu Perico;

Denize Lamberti;

Simone Aparecida Alves Borges.

Suplentes:

Sérgio Marcos de Oliveira;

Luiz Eduardo dos Santos;

Angela Vasconcelos Rezani;

Silvana Vieira;

Nedi de Lima Ribeiro.

Além destes, o Conselho também conta com um membro titular representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, representado pela Doutora Gabrielle Gabriel Vieira, tendo como suplente a Doutora Daniela Colli Luiz.

Serviços cedidos aos munícipes idosos:

A Prefeitura de Sorocaba, visando o bem-estar dos veteranos da cidade, detém de espaços voltados exclusivamente para serviços aos idosos, desde assistência médica, encontros sobre assuntos atuais, até atividades físicas.

Clube do Idoso:

Funcionando de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h, o Clube do Idoso, localizado na Rua Padre Anselmo Rolim, Pinheiros, ao lado do Centro Esportivo André Matiello, realiza diversos cursos e atividades recreativas para a melhor idade. Inaugurado em 2012, o espaço tem aproximadamente 1.500 m² de área construída em dois pavimentos e salas com equipamentos de ginástica, espaço para leitura, TV/cinema, jogos de mesa e área de cursos de artesanato e artes plásticas, entre outros. Há ainda um salão de eventos, com palco para apresentações artísticas, espaço de convivência, vestiários e uma cantina, além de dependências administrativas.

Chácara do Idoso:

Localizado na Rua Manoel Afonso, 64, Vila Progresso, o local, também inaugurado em 2012, oferece atividades diárias como: dança, artesanato, caminhada, rodas de conversa e aulas de canto.

Além destes, o município também conta com o Fundo Municipal do Idoso, fundo especial criado por lei, e tem como objetivo captar/receber recursos que serão destinados às ações voltadas para o atendimento ao idoso, de acordo com a deliberação do Conselho.

Para mais informações sobre o conselho, acesse:

http://cidadania.sorocaba.sp.gov.br/conselho-municipal-do-idoso/

Tags:,