Prefeito assina permissão de uso de imóvel para Chácara do Idoso

Por: Gabriel Lara (Programa de Estágio) - Supervisão de Vanessa Valente

O prefeito José Crespo se reuniu com os voluntários da Pastoral da Pessoa Idosa e seus assistidos na tarde desta quarta-feira (10), para uma emocionante cerimônia de assinatura do decreto de concessão do imóvel onde será instalada a Chácara do Idoso, no loteamento Jardim Casa Grande, Éden. O novo espaço oferecerá atividades terapêuticas para idosos, por meio da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.

Na ocasião, a casa ofereceu aos velhinhos um tratamento especial, com sessões de massagem e de aurículo terapia – prática tradicional chinesa em que pontos específicos da orelha são pressionados com sementes – e um lanche acompanhado de um café para o encerrar a cerimônia. Além da festa, foram prestadas as devidas homenagens aos idosos, por parte do prefeito José Crespo e pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo.

Em sua fala, José Crespo detalhou alguns tópicos do decreto assinado. “Quando lutamos por causas nobres como esta, elas acontecem. Logo que tomei conhecimento deste lugar, apoiei e tomei as providências legais para que pudéssemos tornar real este projeto”, comentou sobre o processo de regularização do decreto.

Lilian Crespo emocionou os presentes com seu discurso, exaltando a sabedoria e o conhecimento que os idosos têm, mencionando o respeito que tem pela memória de sua mãe e de sua sogra. “Que Deus abençoe este encontro de sábios que acontecerá neste local daqui para frente”, concluiu a primeira-dama, desejando o melhor para a casa.

Também estiveram presentes no evento o vereador João Donizete, os membros da família Guimarães, proprietários do terreno cedido para a Chácara e o articulador das pastorais sociais, Eder Aono.

Segundo a coordenadora e voluntária da Pastoral, Laudenir Jandoza, o projeto de assistência a idosos teve início há 4 anos em Sorocaba, quando os voluntários da Nossa Senhora da Piedade, orientados pela Pastoral da Pessoa Idosa, tiveram a iniciativa de visitá-los em suas residências. Hoje estão cadastrados aproximadamente 157 idosos na unidade Éden da Pastoral da Pessoa Idosa.

A partir da assinatura do decreto nº 24.675, de 22 de março de 2019, o imóvel, que dispõe de 4.690m² de área verde, será de responsabilidade, de uso e conservação, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade junto com a Pastoral.

O espaço deverá, até o final deste semestre, intermediar serviços de assistência como os do Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e de Postos de Saúde. Outras atividades de caráter recreativo e ocupacional, como oficinas de costura, músico terapia, acupuntura e masso terapia também serão frequentes no local.

Muito mais por Sorocaba!

Tags:,