Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prefeito-crespo-assina-acordo-de-cooperacao-com-floresta-de-ipanema/
Acessado em: 17/10/2018 - 23h01

Prefeito Crespo assina Acordo de Cooperação com Floresta de Ipanema

Por: Viviane Gonçalves

 

O prefeito José Crespo assinou, na tarde desta quinta-feira (08), um Acordo de Cooperação Técnica com a Floresta Nacional de Ipanema, no auditório da AcadeBio, na presença do Chefe da Floresta Nacional de Ipanema (Flona), Rafael Ferreira Costa, profissionais do local e ligados à área de Meio Ambiente. Também estiveram presentes, para assinar o mesmo Termo os prefeitos de Araçoiaba da Serra, Dirlei Ortega, de Capela do Alto, Péricles Gonçalves e de Iperó, Vanderlei Polizeli.

A parceria tem como objetivo trabalhar com diversas áreas, seja na capacitação para o pessoal que trabalha com licenciamento, fiscalização, apoio nos Programas Cidade Legal e Município Verde e Azul. Também está prevista – nesta parceria – o desenvolvimento de um protocolo de atendimento para manejo de fauna

Segundo Rafael Ferreira Costa, chefe da Floresta Nacional de Ipanema (Flona) “quando os animais aparecem na cidade, muitas vezes as pessoas não sabem para onde ligar, para onde encaminhar. Com este protocolo, nós teremos um padrão bem definido para este tipo de atendimento,” contou ele. Além disso, também será feito um protocolo único para atendimento de pessoas acidentadas em áreas naturais.

Para o prefeito José Crespo, a iniciativa foi muito bem aceita já que o Meio Ambiente, é fundamental para manter a saúde dos municípios e de toda a população, acrescentando que “nós estamos juntos nesta parceria tão importante, somos vizinhos mais próximos deste importante local e juntos podemos desenvolver algo muito maior”, destacou ele.

A Flona está localizada entre três municípios: Iperó, Capela do Alto e Araçoiaba da Serra, que contam com a AcadeBio que é uma Escola de Formação para todos os colaboradores que trabalham nas 324 unidades de Conservação e Centros de Pesquisas do Instituto Chico Mendes espalhadas pelo Brasil.

Além disso, na Floresta há um sítio Histórico e Arqueológico, que registrou no último ano mais de 48 mil visitantes. A missão da unidade é de proteger fragmentos da Mata Atlântica e do Cerrado, abrigando mais de 500 espécies de vertebrados, mais de 80 nascentes e ecossistemas diferentes. Tudo isso faz com o que o local tenha toda importância nacional.

Também participaram do Acordo de Cooperação Técnica com a Floresta Nacional de Ipanema (Flona), o secretário de Negócios Jurídicos (SEJ), Gustavo Barata e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins de Sorocaba (SEMA).

 

 

Jornalista – Viviane Gonçalves