Prefeito Crespo e ministro Kassab lançam “Internet Para Todos”

Por: Viviane Gonçalves

 

O prefeito José Crespo recebeu o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, nesta quinta-feira (08), no Parque Tecnológico de Soroaba (PTS), para o lançamento do Programa Internet Para Todos. A vice-prefeita Jaqueline Coutinho e 14 secretários municipais também acompanharam a cerimônia.

O auditório foi quase totalmente preenchido com a presença de deputados estaduais e federais, autoridades da Polícia Militar, além de prefeitos e representantes municipais de aproximadamente 32 cidades do Estado de São Paulo, entre eles: Iperó, Itapetininga, Mairinque, Boituva, Vargem Grande Paulista, Pereiras, Conchas, Salto de Pirapora, Itu, Laranjal Paulista, Elias Fausto, Agudos, Ibiúna, Araçariguama, Alambari, Tietê, Cerquilho e Alumínio.

O prefeito José Crespo aguardou a chegada do ministro Gilberto Kassab no aeroporto Bertram Luiz Leupolz. Às 20h30, a aeronave posou e o prefeito recepcionou o ministro com assessores, no acesso à pista, a poucos metros do saguão do aeroporto. O prefeito embarcou junto com o ministro em um dos veículos que o aguardava, para fazer o traslado até o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

Na abertura do evento, Crespo falou sobre a satisfação da cidade em se cadastrar em um importante programa que levará internet com um custo mais baixo e, principalmente, por ser mais uma ferramenta de combate à exclusão social, “para nós é uma grande satisfação tê-lo aqui e, principalmente, fazer parte deste programa. A tecnologia é nossa aliada, a todo tempo estamos conectados”, destacou Crespo.

O programa Internet Para Todos é uma iniciativa do MCTIC que promete levar conexão em banda larga para milhares de localidades de todo o país a preços reduzidos. O objetivo é democratizar o acesso à internet buscando a inclusão social. “É um projeto que vai se estender por todo o Brasil, para todas as prefeituras. Os prefeitos aqui presentes corram para se cadastrar e fazer parte desta implantação”, disse Gilberto Kassab. Ainda segundo o ministro, a meta é levar internet em alta velocidade para 40 mil locais públicos a cerca de 300 municípios brasileiros.

Para participar do programa, os municípios deverão encaminhar um ofício ao MCTIC pedindo a adesão ao programa, com um telefone e e-mail para contato. A partir desse documento, a pasta vai enviar às cidades um modelo de termo de adesão, assim como foi em Sorocaba. O prefeito assinou o termo de adesão que define como obrigações do município, a garantia de infraestrutura básica para a instalação dos equipamentos de conexão.

Estiveram presentes os secretários: Alexandre Robim (Chefe de Gabinete), Fábio Pilão (Conservação, Serviços e Obras), Sueley Gonçalves (Cidadania e Participação Popular), Luiz Fioravante (Planejamento e Projetos), Ronald Pereira (Recursos Hídricos-SAAE), Marta Cassar (Educação), Gustavo Barata (Assuntos Jurídicos e Patrimoniais), Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos), Fábio Camargo (Habitação e Regularização Fundiária), Hudson Zuliani (Licitações e Contratos), Robson Coivo (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda), Mário Bastos (Recursos Humanos) e Jefferson Calixto (Igualdade e Assistência Social).

 

Conexão

 
A conexão à internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017. O SGDC é parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à banda larga no país. Lançado ao espaço em maio deste ano, é o primeiro equipamento brasileiro de uso civil e militar. O projeto recebeu R$ 2,7 bilhões em investimentos do governo federal, por meio de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa. A previsão é que o equipamento seja operacional por 18 anos.

 

Jornalista – Viviane Gonçalves

 

Tags:,