Prefeito Crespo e secretários participam da 1° Caminhada da Inclusão

Por: Viviane Gonçalves

O prefeito José Crespo, secretários municipais e representantes de organizações sociais que cuidam de pessoas com deficiência participaram da 1ª Caminhada da Inclusão no Centro de Sorocaba, nesta sexta-feira (21), quando é comemorado o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência.

Ao som do coral do Senai – Serviço Nacional de Aprendizado Industrial, aproximadamente 150 pessoas, em sua maioria cadeirantes e deficientes visuais, caminharam pelas ruas centrais, que foram interditadas para o movimento. Lojistas e clientes pararam para prestigiar a manifestação da causa.

Antes da caminhada seguir, houve uma concentração na Praça Frei Baraúna. “Hoje é um dia muito especial e eu gostaria de destacar que o Poder Público está envolvido com esta causa e trabalha para contribuir cada vez mais com a inclusão social. Também gostaria de fazer uma homenagem à Elaine e ao marido, deficientes que lutam pelos seus direitos e são exemplo de amor. Lembrem-se sempre que todos nós temos alguma dificuldade, mas temos que ter forças para em oportunidades como esta mostrar que temos capacidade de superar nossos obstáculos”, disse José Crespo.

Elaine dos Santos é a presidente da Organização MMA – Movimento Mulheres em Ação, parceira da Prefeitura, em especial da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), responsável pela organização e realização do evento. A caminhada também contou com a parceria das secretarias de Igualdade e Assistência Social (Sias), Cidadania e Participação Popular (Secid), Cultura e Turismo (Secultur) e Urbes – Trânsito e Transportes.

“Essa caminhada é uma iniciativa da Prefeitura para que a gente melhore a inclusão social das pessoas com deficiência, para que todas estas pessoas tenham direito de participar da sociedade em condições iguais”, ressaltou o secretário de Comunicação, Eloy de Oliveira.

A caminhada seguiu pela rua Cesário Mota, Miranda de Azevedo, em seguida rua da Penha e Benedito Pires, com chegada na Praça Coronel Fernando Prestes. O percurso foi acompanhado pela Guarda Civil Municipal e pelo cão Buddy, mais novo integrante do canil da GCM. A equipe da Secretaria da Saúde esteve com uma tenda na praça para realizar alguns atendimentos como aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar.

A secretária da Saúde, Marina Pereira, que também acompanhou a caminhada, lembrou de outra ação importante do governo José Crespo que foi a aquisição de 14 mesas ginecológicas acessíveis.

Outro projeto inovador desta gestão é com relação a mobilidade. “Nós vamos começar pelo Centro da cidade o projeto de acessibilidade nas calçadas. Isso é mais uma demonstração da preocupação deste governo em contribuir com todos vocês”, relatou o secretário de Mobilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante.

O evento foi encerrado com uma salva de palmas e com um agradecimento especial ao prefeito José Crespo. “Eu estou muito feliz pois o prefeito entendeu e abraçou nossa causa. Obrigada prefeito! Espero que este evento permaneça no calendário da Prefeitura para que se supere a cada ano”, finalizou Elaine.

Também estiveram presentes os secretários Flávio Chaves (Relações Institucionais e Metropolitanas), Cíntia de Almeida (Igualdade e Assistência Social), Suélei Gonçalves (Cidadania e Participação Popular) e representantes da Secretaria de Esportes e Lazer.

Tags:, , , ,