Prefeito Crespo garante apoio técnico do IPT para Sorocaba

Por: Secom Sorocaba

A plataforma vai auxiliar o poder público na tomada de decisões em ações do dia a dia, com a colaboração de pesquisadores de um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil

 

O prefeito José Crespo assinou nesta terça-feira (6) um termo de adesão com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação (SDECTI), para participar da plataforma Pró Municípios, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A solenidade ocorreu na sede da SDECTI, em São Paulo (SP), e reuniu o vice-governador Marcio França, também secretário da pasta, além de diversas autoridades.

A proposta da iniciativa estadual é oferecer aos municípios informações, indicadores, atendimentos e diversas tecnologias ao apoio, planejamento e gestão de políticas públicas nas mais diversas áreas, como engenharia, meio ambiente, resíduos sólidos, iluminação pública, asfalto, entre outras. Viabilizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), Sorocaba foi um dos 100 municípios a participar deste projeto-piloto.

Para o vice-governador Marcio França, a plataforma será a grande aliada no processo de desenvolvimento econômico. “Hoje os órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas, estão estruturados e o Executivo não possui os mesmos instrumentos. Não é normal ver tantos municípios com contas rejeitadas. Em São Paulo temos os melhores técnicos do Brasil e muitos deles estão no IPT, que hoje é símbolo de confiança e tem condições de avaliar a qualidade dos serviços nas cidades”, afirma o vice-governador.

“Estamos muito felizes com esta parceria com um instituto tão respeitável em todo o país. Com isso, teremos embasamento técnico para tomar decisões do nosso dia a dia, permitindo eficiência técnica nas políticas públicas, impactando consequentemente na melhoria da qualidade de vida da nossa população”, destaca o prefeito José Crespo.

 

Sobre a plataforma

A Pró Municípios vai conectar os gestores públicos com o conhecimento técnico do IPT em engenharia e tecnologia. Com este convênio, a Prefeitura de Sorocaba terá gratuitamente consultoria para esclarecer dúvidas técnicas e ter orientação de pesquisadores e técnicos do IPT; cursos de capacitação para atualização das equipes da prefeitura em temas técnicos e tecnológicos; e revisão e apoio à elaboração de especificações técnicas de licitações de produtos e serviços.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação, o conteúdo e serviços da plataforma ficarão disponíveis durante cinco meses às prefeituras. Após este período, a plataforma será disponibilidade aos municípios com um investimento de R$ 8 mil por ano. O sistema está disponibilizado no endereço www.plataformadosmunicipios.com.br.

 

 

Tags:,