Prefeito Crespo participa de cerimônia do 1º ano do Marco da Paz

Por: Viviane Gonçalves

Evento homenageou 11 famílias sorocabanas

 

O prefeito José Crespo, a primeira dama e presidente do Fundo Social, Lilian Crespo, e secretários municipais, participaram da solenidade em comemoração ao 1º ano da instalação do Marco da Paz, neste sábado (29), na Praça Carlos Alberto de Souza, no Campolim.  O evento foi organizado pela Associação Comercial, em parceria com a Prefeitura e diversas entidades da cidade.  Com o lema “Unidos pela Paz”, 11 famílias sorocabanas foram homenageadas, por tudo que fazem e fizeram pela cidade.

A estrutura representa a “ Paz pela União dos Povos” e trouxe também à cerimônia comemorativa de seu primeiro ano em Sorocaba o idealizador do projeto, Caetano Brancati Luigi, um italiano com cidadania brasileira que tem uma trajetória que começou nos difíceis anos da guerra e atualmente possui um dos maiores reconhecimentos da humanidade, sendo indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

O vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, João Bico, o coordenador do projeto, Amir Massis, e o vice-presidente da Facesp, José Alberto Cépil, compuseram a frente de honra ao lado de José Crespo e de Lilian, durante os discursos falaram sobre a importância do monumento, de sua representatividade. “ Deus nos abençou por este projeto ter crescido tanto, enquanto em tantos locais, muitas pessoas promovem reuniões com outras motivações, como de baderna e enfraquecimento do nosso país, nós estamos aqui, cidadãos, empresários, militares, fazendo nossa parte e fortalecendo a paz”, ressaltou João.

O comandante do CPI-7, cel. Antonio Valdir Gonçalves, em nome de todos os envolvidos com o evento, homenageou e entregou um quadro com a pintura da estrutura ao prefeito José Crespo, pelo grande incentivo da instalação do Marco da Paz no ano de 2017. “ Senhor prefeito, me lembro da nossa primeira reunião, onde o senhor se colocou e colocou toda a Prefeitura à disposição para o Marco, envolver varios profissionais de secretarias diferentes e o projeto foi realizado. Por isso, esta mais que merecida homenagem”, disse ele.

Surpreso e muito feliz com o presente, José Crespo, prometeu colocar o quadro na entrada do gabinete do Poder Executivo e falou sobre a importância deste projeto na cidade. “ Neste dia, refletimos mais sobre a palavra paz, mais que em outros dias. Estou muito feliz em participar desta solenidade e quero destacar  meu amigo e presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Sérgio Reze, este cidadão ímpar, que esteve e sempre está presente em todos os movimentos mais importantes desta cidade. A quem nos motiva a praticar sempre o amar ao próximo como a si mesmo, e assim conquistarmos a paz”.

Em sua fala, Sérgio Reze emocionou o público presente com um recado muito importante. “ O Marco da Paz tem que ser diferente. Ele tem que estar na nossa mente! Todas falam que o Brasil precisa de paz, mas nós temos que contribuir com nossas atitudes para que esta paz que a gente quer que aconteça ela realmente aconteça”, lembrou ele.

A mensagem principal do evento foi discursada pelo idealizador. “ Vamos todos juntos semear a cultura da paz, vamos fazer nossa parte enquanto cidadãos de bens. Seremos motivados por ela e assim conquistaremos todos os continentes”, declarou Caetano Brancali Luigi.

A cerimônia contou também com a entrada das bandeiras feita pelos embaixadores da Paz, intercambistas do Rotary Nacional e apresentações culturais, atividades sociais. As famílias homenageadas foram as seguintes: Watanabe, Stefan, Santos, Ribeiro, Kiyama, Ferreira, Alves, Dom Julio Akamine, Caldana, Pacileo e Amary, representada pelo ex-prefeito Renato Amary, indicada pela Prefeitura de Sorocaba. Também estiveram presentes o Tiro de Guerra e a banda da Polícia Militar, além da cantora Tereza Baddini.                           Também estiveram presentes os secretários: Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos), Fábio Pilão (Conservação, Serviços Públicos e Obras), Marina Elaine Pereira ( Saúde), André J. Gomes ( Educação) e  Hudson Zuliani (Licitações e Contratos), além de representantes das secretarias do Esporte e Lazer e da Cultura e Turismo.

O monumento está instalado na Praça Carlos Alberto de Souza, localizada na Avenida Antonio Carlos Comitre, altura do nº 2.277, no Campolim. Mais informações pelo telefone (15) 3331-1003.

 Sobre o Marco da Paz

 Trata-se de estrutura formada por um arco com pedras claras, uma pomba artificial e um sino de cobre em que está gravada a sigla “Paz pela União dos Povos”.

No Brasil, o Marco da Paz foi construído pela primeira vez há 18 anos, no Pátio do Colégio, em São Paulo. O de Sorocaba faz parte de uma lista, que integra mais de 30 monumentos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

O objetivo é ser utilizado pelas instituições da cidade como um local para a realização de diversos eventos, promovendo reflexão e cultura de falar de paz. Possui a intenção de lembrar os homens dos cinco continentes, sobre a necessidade de manter a paz. A ideia de criar o monumento surgiu na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e teve como idealizador o Sr. Gaetano Brancati Luigi.

Tags:,