Prefeito determina adequação de 135 prédios para obter AVCB

Por: Secom Sorocaba

O prefeito José Crespo determinou a abertura de licitação para a contratação de uma empresa que vai adequar tecnicamente 135 dos 383 prédios municipais, visando à obtenção do AVCB (Auto de Vistoria dos Bombeiros). Esse total de prédios já estava com projetos prontos desde o governo anterior, mas não tinha ainda a contratação das adequações, o que foi definido pelo prefeito assim que assumiu o governo e aguardava só a previsão orçamentária.

O laudo é um documento que atesta que o prédio está de acordo com as normas e pode evitar casos de incêndio. Ele é emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado, que certifica edificações públicas e particulares.

Além da contratação da empresa, José Crespo requisitou que outros 215 prédios sejam avaliados e que sejam preparados projetos para a sua adequação também, inclusive o Paço Municipal, para que todos fiquem legalizados.

A avaliação está a cargo da uma equipe da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), que já realizou o levantamento da situação dos primeiros 135 prédios e que vai cuidar agora dos demais determinados pelo prefeito.

“Nós vamos nos reunir com todas as secretarias responsáveis para ajudá-los, pois já identificamos que há locais que precisam apenas de pequenos ajustes, como colocação de corrimão”, contou Elisa Dias Lustosa, chefe de seção da Serpo.

Ainda não há previsão de prazo para a conclusão de todas as adequações das obras, já que é preciso analisar cada caso, desenvolver um projeto e realizar as alterações conforme a dotação orçamentária da Prefeitura.

Tags: