Prefeito e comitiva visitaram unidades inovadoras de saúde em SP

Por: Marcelo Almeida

O prefeito de Sorocaba, José Crespo, visitou unidades modulares de saúde, nesta quinta-feira (21), em São Paulo, capital. A viagem teve como objetivo conhecer projetos inovadores na área de saúde. A ideia é que projetos criativos a favor da população, possam ser adotados em Sorocaba. A visita contou com a presença de secretários municipais, membros do Conselho Municipal de Saúde e vereadores.

As duas estruturas visitadas pertencem a uma organização sem fins lucrativos, que oferece à população de alta vulnerabilidade social acesso a exames médicos de média complexidade, por meio de unidades modulares e de um sistema de gestão de saúde.

Um Hospital na Vila Carrão foi a primeira parada do grupo. A criação móvel possui capacidade para atender até 5.000 pessoas por mês, com 300 cirurgias de média e alta complexidade, 3.300 exames diagnósticos e 1.300 consultas médicas em nove especialidades médicas. O atendimento é realizado através de parceria com a rede pública de saúde e realiza exames e cirurgias particulares praticando valores que têm por base a tabela do SUS. O hospital possui uma nova linguagem arquitetônica que alinha as necessidades de mobilidade a humanização do ambiente.

Já na segunda estrutura, conhecida como “Arena Santo Amaro”, o prefeito e seus convidados puderam presenciar um fluxo rápido de atendimento do guichê de recepção até a retirada de exames. Nesta unidade, o exame de ultrassom por exemplo, fica pronto em torno de 30 minutos. Na arena funcionam dois programas da Prefeitura de São Paulo: Hora Certa e Doutor Saúde. O Programa Hora Certa é voltado apenas para exames, enquanto o Doutor Saúde visa a prevenção e promoção da saúde. Ambos programas trabalham integrados com os setores da rede pública de saúde.

Ao fim do tour pela capital paulista, os participantes receberam uma palestra ministrada pelo médico e presidente da ONG. O médico, através de sua apresentação, informou que aproximadamente 156 milhões de pessoas dependem do SUS e também salientou que os problemas enfrentados pelo SUS não se limitam a orçamento, mas também em gestão. “No Brasil, ainda falta uma política séria voltada para a saúde pública”, afirmou o médico. O modelo de plano de trabalho pode por exemplo solucionar as dificuldades que a Policlínica Municipal “Edward Maluf”, enfrenta atualmente.

O prefeito José Crespo destacou que a visita marcou um dia importante para o governo e enalteceu a competência e qualidade da equipe gestora da Secretaria de Saúde e do Secretário, Dr. Ademir Watanabe. “Para construir o melhor, muito depende também do Dr. Ademir, porque não sou um expert na área, mas confio nesta equipe que é liderada por ele”, explicou José Crespo. O chefe do poder executivo destacou ainda a importância do apoio da Câmara de Sorocaba e do Conselho Municipal de Saúde para realizar ações de melhorias na saúde.

 

Atendimentos da ONG em Sorocaba

Desde julho de 2017, Sorocaba possui uma estrutura com três box modulares totalmente equipados para a prestação dos atendimentos de saúde. Uma tenda de 300 metros quadrados interliga os módulos e abriga os pacientes enquanto são identificados e estão aguardando a serem chamados. Organizada em formato de arena, a estrutura foi montada em área anexa à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim São Guilherme. A arena possui três boxes modulares que somam 124 metros quadrados.

Batizado de “Saúde em Dia”, o programa já atendeu mais de 10 mil pacientes em cinco meses (de julho a novembro). Foram 283 pacientes operados de varizes, 3.055 consultas de especialistas e 17.572 exames realizados.

Tags: