Prefeito em exercício assina decreto que possibilita a atuação de estagiário de enfermagem em escolas

Por: Bruna Bernardini (programa de estágio) Supervisão: Marcelo Andrade

Foto: Fernando Abreu

Na manhã desta quinta-feira (30), o prefeito em exercício, Rodrigo Manga, assinou o decreto que permite a contratação de estagiários de enfermagem para atuar nas escolas municipais, com objetivo de promover ações de orientação de cuidados com a saúde dos alunos. O prefeito José Crespo encontra-se em uma missão oficial na cidade do Rio de Janeiro e passou a posse temporária da cidade ao atual presidente da Câmara para o exercício desta quinta-feira.

O decreto permite que escolas de ensino técnico e faculdades de enfermagem de Sorocaba tenham uma parceria colaborativa com a Prefeitura, por meio de chamamentos públicos, encaminhando alunos para um estágio, não remunerado, nas escolas e creches municipais. Desta forma, além de proporcionar a primeira experiência profissional – fomentando o desenvolvimento de empregabilidade municipal — a iniciativa permite que doenças sejam identificadas em um período inicial e que orientações sobre o cuidado com a saúde sejam oferecidas aos pais de alunos.
A iniciativa da criação deste decreto veio por parte de um projeto de lei desenvolvido pelo vereador Hélio Brasileiro, profissional da área da saúde, que visa identificar com antecedência complicações corriqueiras que uma criança pode ter, além de auxiliar na redução de filas do sistema público de saúde.

O estagiário vai utilizar medidas avaliativas que qualquer profissional da saúde está apto a realizar, como a medição de peso, altura e temperatura corporal. Além disso, o estagiário verificará a carteirinha de vacinação de cada aluno e realizará a orientação aos seus familiares. Essas medidas preventivas evitam o desenvolvimento de doenças como diabetes e pressão alta, comuns em pessoas de maior idade”, completou o vereador.
O prefeito em exercício, Rodrigo Manga, afirmou que essa é uma oportunidade enriquecedora para todos que estão no iniciando a carreira profissional. “É de suma importância que o aluno tenha essa primeira experiência antes de ingressar de fato no mercado de trabalho, mas, ter a sua primeira oportunidade dentro de uma gestão pública é ainda mais enriquecedor […] desta forma, podemos aproximar cada vez mais os profissionais da administração municipal, provando a seriedade do nosso trabalho e fomentando o interesse do jovem pela área pública.” completou.

Na ocasião, cada secretário presente representou uma das etapas da nova proposta. Mario Bastos, secretário da Educação (Sedu), falou do papel das escolas municipais em receber esses novos estagiários, além da necessidade de dar atenção à saúde dos alunos. Osmar Thibes, secretário de Recursos Humanos (Serh), compartilhou um pouco dos processos de contratação que a Prefeitura possui para o ingresso desses estagiários no ambiente escolar. Já Eloy de Oliveira, secretário de Comunicação e Eventos, falou sobre a importância da divulgação dessa nova atividade, a forma de abordagem aos pais dos alunos e os impactos futuros que o decreto trará ao município.
Como primeira instituição a participar do processo, a escola técnica de enfermagem Marques enviou representantes para participarem do ato solene. Os representantes reforçaram a necessidade da primeira oportunidade profissional aos alunos, além de afirmarem que essa é uma iniciativa inovadora e de baixo custo – uma vez em que poucos equipamentos é necessária a realização de diagnósticos simples. Além do diagnostico inicial, os estagiários estarão aptos a prestarem serviços de primeiros socorros aos alunos que precisarem de auxílio durante o horário de aula.

Tags:, , ,