Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prefeito-empossa-conselho-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao/
Acessado em: 21/07/2018 - 12h14

Prefeito empossa Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação

Por: Bruna Bernardini (programa de estágio) Supervisão: Marcelo Andrade

Visando fomentar o desenvolvimento de projetos ligados à tecnologia e implantar a cultura da inovação na atual gestão, o prefeito José Crespo empossou na manha desta quarta-feira (11) os membros que compõem o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Em uma cerimônia no gabinete do prefeito, no Palácio dos Tropeiros, os membros titulares e suplentes assinaram o termo de participação no conselho e debateram sobre as necessidades do município ligadas aos temas abordados.

O conselho é composto por diversos membros do Poder Executivo, além de representantes de faculdades, universidades, escolas de ensino técnico e organizações que se colocaram a disposição para opinar e contribuir com as decisões que necessitam de apoio inovador, científico e tecnológico.

Entre as autoridades presentes no evento, estavam o secretário Robson Coivo, responsável pela pasta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter); Suélei Gonçalves, secretária de Cidadania e Participação Popular (Secid); a recém-empossada como secretária de Planejamento e Projetos (Seplan), Miriam Zacarelli, além do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Roberto Freitas. Representando o Poder Legislativo, os vereadores Luis Santos e Péricles Régis também marcaram presença na solenidade.

Segundo o secretário Robson Coivo, a proposta surgiu através de uma menção por parte do vereador Péricles, que visava ativar esse nicho da gestão municipal. “Após a provocação do vereador, tomamos conhecimento imediato sobre a importância de reunir cabeças pensantes que podem trazer soluções para o município através da ciência e tecnologia. Esse conselho irá traçar uma parceria direta com o Parque Tecnológico de Sorocaba, onde os grandes projetos inovadores se desenvolvem.”, afirmou o secretário.

De acordo com o presidente do PTS, Roberto Freitas, esse é um governo que está disposto a fazer uma gestão colaborativa, uma vez em que busca traçar parcerias para fomentar cada vez mais a tecnologia a favor do município.

Hoje, contamos com uma secretaria (SECID) voltada para ouvir as necessidades da população, que atua diretamente ligada aos líderes e conselheiros municipais. O Parque Tecnológico também pode trabalhar atrelado a secretaria, a fim de sanar qualquer tipo de carência voltada a esses assuntos […]. Junto ao vereador Péricles, sempre achamos importante a criação de um conselho de escala municipal, composto por pessoas capacitadas e interessadas em colaborar com o desenvolvimento de Sorocaba.”, disse o presidente, que também agradeceu ao prefeito pela realização do conselho.