Prefeito empossa novo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Por: Bruna Bernardini (programa de estágio) Supervisão: Neide Barbosa

O prefeito de Sorocaba, José Crespo, deu posse nesta quinta feira (01), a nova presidente do Conselho Municipal dos Direitos a Mulher (CMDM), a advogada Emanuela Oliveira de Almeida Barros para o biênio 2018/2020.

Composto por 40 conselheiras, eleitas e suplentes entre a sociedade civil e o poder público, o conselho tem como objetivo garantir à mulher o exercício total da cidadania, além de promover novas propostas para a integração feminina nos processos sociais, econômicos e culturais do município.

O evento contou com a apresentação do grupo feminista de Maracatu BaqueMulher, em uma sequência musical exaltando o poder feminino. Para representar a mulher no exercício da administração púbica, estavam presentes a vice-prefeita Jaqueline Coutinho, a Secretária de Cidadania e Participação Popular (Secid), Suélei Gonçalves e a vereadora Iara Bernardi, além de lideranças de projetos sociais da cidade e servidores públicos de várias secretarias municipais.

Em seu discurso, Jaqueline Coutinho falou da necessidade da existência desses conselhos e o impacto positivo que eles trazem à sociedade. “É isso que a administração do nosso prefeito José Crespo quer e necessita: ser impulsionado pelo clamor dos conselhos que nos trazem as demandas dos vários segmentos da sociedade para que possamos estabelecer e implementar politicas públicas que venham efetivamente atender  todas as necessidades”, afirmou a vice, que também parabenizou a nova presidente pela sua força de vontade e pelo novo cargo à frente do conselho.

Ao empossar Emanuela Barros como presidente do conselho, o prefeito José Crespo saldou todas as mulheres que já ocuparam cargos públicos e homenageou as conselheiras presentes. Falou também sobre a evolução da sociedade, onde a mulher pode e deve ocupar o cargo que escolher e exercer todos os seus direitos. “A mulher conquistou todos os espaços […] O empoderamento não vem somente das autoridades, ele precisa ser conquistado, através de união e mobilização de todas. Reconheço o esforço das que aqui estão presentes e já vejo uma sociedade transformadora e de maioria feminina”, afirmou o prefeito.

Quando recebeu o cargo, Emanuela Barros discursou emocionada em nome de todas as componentes do conselho e falou sobre a responsabilidade que assumiu. “O maior objetivo do conselho de direitos é o controle social. O grande diferencial do antigo conselho e do novo é a oportunidade de opinião que a mulher terá para decidir os direitos e deveres que o poder público impõe. Qualquer sociedade evoluída e que se preze entende o direito da mulher em ocupar os espaços sociais em geral, e é isso que viemos fazer aqui.”, afirmou a advogada sobre a nova gestão.

A posse da nova presidente do conselho agradou os componentes de grupos sociais feministas e prometeu mudanças positivas para as mulheres sorocabanas.

 

 

Bruna Bernardini – programa de estágio – Supervisão – Neide Barb

bbernardini@sorocaba.sp.gov.br

02/02/17