Prefeito faz homenagem aos funcionários do zoo que ajudaram a salvar a garça

Por: Secom Sorocaba

Foto: Fernando Abreu

O prefeito José Crespo fez uma homenagem ao tratador de animais do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Jurandir Paulino, no último sábado (15) , durante a 4ª edição do programa Recupera Sorocaba e a entrega dos prêmios dos programas Nota Fiscal Sorocabana e Em Dia com o IPTU, que ocorreram na Praça Coronel Fernando Prestes. O funcionário público, que atua há 32 anos no zoo, foi um dos responsáveis por socorrer a garça que estava com o lacre de plástico preso em seu bico e representou a equipe do zoo na homenagem.

José Crespo fez questão de chamar Jurandir ao palco e agradeceu o empenho dele e dos demais servidores públicos. “Vocês se transformaram nos heróis da semana e estamos todos orgulhosos da boa vontade e do trabalho de vocês. Parabéns a todos que estiveram envolvidos nessa ação”, declarou o chefe do Executivo. Além de Jurandir, participaram da ação o tratador Eugênio José da Silva, que trabalha há 29 anos no zoo de Sorocaba, além do médico veterinário André Costa e o biólogo Marcos Tokuda.

 

Histórico

A garça tinha sido avistada no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, com um lacre de plástico preso em seu bico desde o dia 8 de dezembro e inúmeras tentativas foram feitas desde então, não apenas pela Prefeitura de Sorocaba, mas também pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Ambiental.

Na tarde da última sexta-feira, a equipe do zoo retornou ao local para atender a um pedido do prefeito José Crespo e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, que assim como a população, também estavam sensibilizados com a situação da ave e pediram total dedicação no caso, junto com os demais órgãos ambientais de Sorocaba.

A equipe do zoo chegou ao local por volta de 14h e levaram balde com peixes para utilizar como isca. Os funcionários conseguiram pegar a ave quando ela bicou a isca. A ação durou em torno de 40 minutos.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), após a ave ser pega, ela passou por uma avaliação pelos técnicos do zoo. Apesar de estar bastante arisca, foi constatado que a ave está saudável e ela já foi solta no próprio parque.

 

Muito Mais Por Sorocaba!

 

Tags: