Prefeito José Crespo se reúne com Ministro da Educação

Por: Viviane Gonçalves

O prefeito José Crespo viajou nesta terça-feira (12) a Brasília para uma reunião com o ministro da Educação, José Mendonça Filho, para apresentar uma proposta de abertura de um curso de Medicina na Universidade de Sorocaba (Uniso).

O prefeito foi acompanhado do chefe de Gabinete, Alexandre Robim, do ex-prefeito Renato Amary, do prof. Dr. Fernando de Sá Del Fiol, reitor e presidente do Conselho Universitário, do presidente do Instituto Defenda Sorocaba, Sérgio Reze, do prof. Dr. Rogério Augusto Profeta, pró-Reitor Administrativo e secretário Executivo da Fundação Dom Aguirre, além dos deputados federais José Olímpio (DEM) e Jefferson Campos (PSD), para protocolar um documento argumentando sobre a necessidade de novas vagas para o curso de Medicina na cidade.

Sorocaba recebeu sua primeira e única Faculdade de Medicina há 67 anos, quando se iniciaram as turmas da Faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Naquela época, Sorocaba contava com 94 mil habitantes e hoje tem 660 mil, segundo o IBGE, ou seja, um aumento de 702% na população.

Diante disso, entende-se a necessidade de Sorocaba e da região, que carece há muito tempo de novas vagas de curso de Medicina, para que se possa garantir formação específica de recursos humanos e, consequentemente, um aumento na assistência médica regional. O documento ainda será analisado pelo Ministério da Educação.

Tags:, , ,