Prefeitura adota solução emergencial para a água no Carandá

Por: Carlos Lara e Leandro Nogueira - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br e lmnogueira@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba adota a partir desta quinta-feira (17) uma solução emergencial no intuito da água chegar nos apartamentos dos condomínios do Residencial Carandá com o mesmo padrão de qualidade entregue pelo Saae. Para isso, na base da caixa d’água, ligará a tubulação com a água que chega da rua diretamente no encanamento que leva para o interior dos apartamentos, sem passar pelas caixas d’água dos condomínios. Essa é a alternativa encontrada até que os responsáveis pelos reservatórios internos dos condomínios que se encontram na garantia tomem as medidas necessárias para sanar os prováveis problemas com as caixas d’água.

A medida inicia pelo condomínio Copaíba. A convite da Prefeitura, nesta manhã a imprensa verificou as condições da água chega limpa pela tubulação fornecida pelo Saae aos condomínios e o aspecto turvo com que a mesma água sai dos reservatórios internos dos condomínios. O Saae adota uma série de intervenções, visando normalizar a qualidade da água distribuída internamente, já que há algumas semanas uma parte dos moradores reclama de alteração, principalmente no aspecto, que apresenta cor escura, lembrando barro ou ferrugem.

Enquanto isso, a Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária prossegue com as notificações à Construtora Direcional, que entregou os condomínios com os reservatórios d’água, e ao agente financeiro Banco do Brasil, que vistoriou as obras e repassou os recursos do Governo Federal para as construções dos mesmos. Também noticiou a situação ao Ministério Público Federal.

As intervenções realizadas no Residencial Carandá pelo Saae, se constituem basicamente, na interligação direta da tubulação da autarquia às redes internas de cada condomínio, eliminando assim a passagem da água pelos reservatórios internos, que são a provável causa das alterações que vêm ocorrendo, devido a problemas em seu revestimento interno.

A iniciativa de intervir nos condomínios com o problema foi uma decisão conjunta do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, após constatarem que o problema é interno, uma vez que a água tratada e fornecida pela autarquia chega ao Residencial dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e que as alterações ocorrem após passar pela estrutura hidráulica interna do empreendimento.

 

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