Prefeitura aperfeiçoa formação de cuidadores das escolas municipais

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Sorocaba, seguindo a orientação do prefeito José Crespo para que a qualidade do ensino seja aperfeiçoada a cada dia, está promovendo nesta semana a formação continuada para os cuidadores que atendem os cerca de 400 estudantes com necessidades especiais ou específicas, matriculados nas escolas municipais. “As oportunidades dessas crianças aumentam com a atenção dos cuidadores que suprem as necessidades delas, melhorando as condições para se dedicarem ao conteúdo das aulas”, explica o prefeito José Crespo.

Durante três manhãs, desde essa segunda-feira (29) até a quarta-feira (31), é promovida aos 171 cuidadores, a formação continuada com o tema “Rompendo barreiras, construindo caminhos”. A programação inicia diariamente às 8h, no auditório do Centro de Referência em Educação e atual sede da Secretaria de Educação, no Jardim Saira. A cuidadora, Cristina A. Ferreira, avalia que a formação continuada é importante para o trabalho cotidiano que realiza. “Aumenta o conhecimento sobre como interagir com a criança”, opina.

Durante a abertura da formação continuada na manhã desta segunda-feira, a secretária da Educação, Marta Cassar, ressaltou a relevância da função dos cuidadores. “Fazem um trabalho muito humano, tratam com o emocional e com o biológico das crianças, quando necessário trocam fraldas e limpam secreções, deixam confortáveis para as aulas”, explicou Marta Cassar.

Os cuidadores são contratados por meio da empresa terceirizada desde 2015 e a formação continuada está sendo feita profissionais da secretaria da Educação, com domínio aprofundado sobre os assuntos que abordam, entre eles, professores com pós graduação e mestrado.

A chefe de Divisão de Educação Especial da Secretaria da Educação, Francine Menna, explica que na rede de ensino da Prefeitura há uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e assistente social. Essa equipe atende os chamados das direções das escolas.

Quando uma unidade escolar recebe um aluno com necessidade específica que exige atenção diferente da já conhecida pelos educadores daquela escola, os profissionais da equipe multidisciplinar orientam para que seja prestado o atendimento mais adequado para o estudante.

Programação da formação continuada

Segunda-feira, dia 29
Palestra – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – Lei Municipal de Acessibilidade. Proferida pela educadora física e profissional da Secretaria de Igualdade e Assistência Social, na Coordenadoria da Pessoa com Deficiência,  Sandra Mara de Moraes e pela pedagoga, diretora da instituição Amas e presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Jeane Collaço.

Palestra – O cuidador nas práticas escolares. Proferida pela pedagoga e pós graduada em psicopedagogia, Pauline Jardini.

Terça-feira, dia 30

Palestra – Contextualização do cuidador na política de inclusão. Proferida pela psicóloga mestre em psicologia pela Ufscar e membro da Equipe Multidisciplinar da Secretaria da Educação, Thais Helena Bannwart de Araújo.

Palestra – A experiência com os cuidadores sob a ótica da equipe gestora. Proferida pelas orientadoras pedagógicas, Laura Vanessa Zanardo, Meire Aparecida Rodrigues Lobo e pelo diretor de escola, Marcelo Carvalho Vieira.

Quarta-feira, dia 31

Palestra – Quebrando barreiras: vivências e possibilidades. Proferida pelo professor especialista em educação física para pessoas com deficiência, Edvaldo Bueno de Oliveira e pela terapeuta ocupacional especialista em saúde mental e técnica de orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual, Aurea Maria de Oliveira Bueno.

 

Tags: