Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-atende-demandas-dos-moradores-do-piazza-de-roma/
Acessado em: 28/05/2017 - 01h50

Prefeitura atende demandas dos moradores do Piazza de Roma

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

Em reunião, na noite de segunda-feira (10) com a Associação de Moradores e Proprietários do Central Parque, Piazza de Roma e Adjacências, o secretário de Gabinete Central da Prefeitura de Sorocaba, Hudson Zuliani, recebeu um abaixo assinado com mais de 1.500 assinaturas de membros da comunidade apoiando o projeto de instalação do Parque Linear na região e pedindo apoio ao poder público para o atendimento das demandas daquela área.

Além de Hudson Zuliani, estavam presentes o secretário de Meio Ambiente, Jessé Loures, a Ouvidora Geral do Município, dra. Marina Elaine Pereira, o assessor especial Luiz Fernando Della Rosa, da Secretaria de Esporte e representantes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, vereadores e seus assessores.

O secretário Hudson Zuliani destacou que, no momento que o governo Crespo chega aos seus cem dias, era com satisfação que ele participava daquela reunião com condição de anunciar o atendimento de uma antiga reivindicação do bairro.

“Venho hoje, junto com o Jessé, e aproveito a presença do Fernando Della Rosa, assessor do secretário Simei Lamarca, para anunciar que o prefeito autorizou a construção do vestiário do campo de futebol do bairro”, reforçou.

Junto à construção do vestiário, que atenderá aos grupos que desenvolvem atividades esportivas no bairro, será feita a plena revitalização do gramado e do entorno do campo, através de ações da Secretaria de Meio Ambiente.

Prestando contas

Maior reivindicação dos moradores da região do Central Parque e do Piazza de Roma, o complexo ambiental e esportivo composto pelos projetos do Parque Linear e da Praça da Juventude está tomando forma.

“Conversamos com o Ministério da Educação sobre as adequações que fizemos ao projeto para podermos utilizar a estrutura do Centro Esportivo do Central Parque; até o final da próxima semana teremos uma posição e estamos confiantes de que será aprovado”, destacou o secretário de Gabinete Central, Hudson Zuliani sobre a Praça da Juventude. A Secretaria de Planejamento e Projetos e a Secretaria de Esportes fizeram, no começo do ano, um estudo adequando o projeto inicial da Praça da Juventude para reduzir os custos de implantação da sua estrutura.

Quanto ao Parque Linear, conjunto ambiental com aparelhos esportivos, culturais e sociais, cujo projeto é da Associação dos Moradores, o secretário de Meio Ambiente Jessé Loures, destacou a rapidez e seriedade com que o governo municipal tem tratado a reivindicação dos moradores.

“Recebemos a Associação nos primeiros dias de janeiro, no dia 11 já tínhamos uma ordem de encaminhamento para a abertura de um processo, no dia 13 ele foi protocolado sob o número 953, agora já fizemos um estudo através da Secretaria da Fazenda e localizamos vinte matrículas (propriedades) ao longo do que deve ser o Parque. Destas, duas são particulares com quem teremos que conversar e determinar eventual início de um processo de desapropriação”, disse Jessé.

Jessé destacou ainda os próximos passos que devem ser tomados pela municipalidade: “agora todo o processo deve seguir para a Secretaria de Planejamento para a determinação de um especialista para identificar os limites das áreas”.

O presidente da Associação, Manoel Borges, apontou a forma como as lideranças comunitárias tem sido recebidas na prefeitura: “agora estamos tendo um tratamento diferente, digno, antes éramos jogados de um lado pro outro e agora somos recebidos e temos sempre uma posição”.