Prefeitura de Sorocaba e Santa Casa comemoram 4 anos de instalação da enfermaria de psiquiatria

Por: Marcelo de Almeida Jr.

Há 4 anos, a Santa Casa em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, inaugurava a enfermaria de psiquiatria da cidade com 10 leitos para internação de curta duração. Para comemorar esse avanço na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), um evento foi celebrado no anfiteatro do hospital nesta terça-feira (18) com a presença de autoridades. Após a sessão solene, foi realizada uma palestra com o Dr. Daniel Luís Tittonel Justi, residente do Programa de Psiquiatria da Secretaria de Saúde (SES), que abordou tema sobre suicídio em alusão à Campanha Setembro Amarelo.

Anteriormente, os hospitais psiquiátricos eram os locais utilizados para realizar a internação em casos de surtos, costumeiramente com internações de longa duração e em grande número de pacientes internados. Em 04 de Agosto de 2014, a enfermaria de Saúde Mental de Sorocaba foi inaugurada.

De acordo com a coordenadora da Saúde Mental, Eline Vitor, a enfermaria deve funcionar como último recurso da RAPS a ser utilizado, visto as diretrizes ministeriais de que o indivíduo receba acompanhamento em CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e em seu equipamentos do território. “Todos os pacientes atendidos no local possuem um Projeto Terapêutico Singular, associado ao contato direto com os demais equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial, e, desta forma, oferta atenção singular e cuidado integral e humanizado a seus usuários”, explica Eline.

Atualmente, a enfermaria de Saúde Mental presta atendimento à população, em convênio com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sorocaba. A gestão do prefeito José Crespo vem fortalecendo e humanizando a Rede de Atenção Psicossocial na cidade com o cumprimento do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que prevê o fechamento dos hospitais psiquiátricos, além de inaugurar o 8º CAPS. “

A cerimônia também contou com a presença do Chefe de Gabinete, Alexandre Robim, representando o prefeito José Crespo, o gestor da Santa Casa, Padre Flávio, e da coordenadora de Saúde Mental de Sorocaba, Eline Vitor, que representou a secretária de Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira.

Tags: