Prefeitura de Sorocaba faz nova blitz na área contaminada da Satúrnia

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Duas pessoas foram abordadas e materiais foram apreendidos na blitz realizada na manhã desta quarta-feira (9) na área da Satúrnia, antiga fábrica de baterias automotivas, localizada no bairro Iporanga, que está contaminada por chumbo e outros metais.

Realizada pelas equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), ligada à Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), e pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o objetivo é coibir o garimpo ilegal na área e orientar as pessoas que continuam se arriscando e escavando a terra contaminada, que existe um alto risco de toxicidade.

“Essa é uma questão de saúde pública, ambiental e social muito grave. Estamos intervindo na área particular de forma fiscalizatória, fazendo blitzes constantes para evitar que essas pessoas se contaminem com o material depositado”, explica o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, que esteve no local.

De acordo com a GCM, foram apreendidos cinco enxadões, duas pás e uma picareta. As duas pessoas foram orientadas a deixarem imediatamente o local, principalmente devido ao risco de saúde pública.

A intensificação das ações no local está sendo realizada desde setembro e atende a determinação da prefeita Jaqueline Coutinho e ao pedido da Comissão Especial de Investigação (CEI) da Câmara Municipal – formada pelos vereadores João Donizeti, Iara Bernardi e Hudson Pessini – que atua no caso.

 

Tags:, ,