Prefeitura de Sorocaba participa do “Smart City Day”

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

A secretária da Saúde, Kely Schettini, e a secretária de Planejamento e Projetos, Mirian Zacareli, representaram a Prefeitura de Sorocaba nesta segunda-feira (3) no “Smart City Day” realizado pela SPIn Soluções Públicas Inteligentes, em parceria com a Microsoft Brasil. A realização teve como objetivo promover um dia de intensa discussão e atualização quanto aos principais temas que circundam o movimento das Cidades Inteligentes no Brasil, em painéis conduzidos pelos especialistas Vitor Antunes e Renato de Castro.

O encontro ocorreu na sede da Microsoft, situada na Av. das Nações Unidas, 12.901, São Paulo/SP. Durante a ocasião, foram apresentados e discutidos nove temas: Perspectivas do Mandato 2019-2022 para as Smart Cities; O Plano Nacional de Internet das Coisas; Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI); Redes de Iluminação Pública Inteligentes; Proteção de Dados e Segurança Cibernética nas Smart Cities; Centros de Controle Operacional; Apps Municipais; Drones nas Smart Cities; Micromobilidade, Bikes e Patinetes.

Para a secretária da Saúde, Kely Schettini, o evento foi uma oportunidade de melhorar e ampliar o networking para a Prefeitura de Sorocaba. “Foi um momento muito importante para conhecer novas ideias, e dentro das possibilidades, trazê-las para nossa cidade. Sorocaba é um município de grande potencial para crescer como um polo referencial de inteligência, em especial, sobre a gestão das demandas SUS da região metropolitana“, destaca.

Já a secretária de Planejamento e Projetos, Mirian Zacareli, considerou muito importante a proposta da criação de um Comitê Nacional de Simplificação e Padronização de Projetos, já que várias cidades estão com ações voltadas para programas de Smart Cities, porém de forma pulverizada. “É importante a mudança de mentalidade, sempre considerando atender o cidadão acima de tudo, além de personalizar e customizar os projetos de acordo com suas necessidades locais”, explica. A titular da pasta também destacou as perspectivas de reprogramação do DNA do líder 4.0, fomentando as parcerias para entre as universidades, empresas e poder público. “Com os resultados apresentados nos principais rankings de qualificação das cidades, também foi sugerido por um representante da seleta plateia, que Sorocaba seja contemplada com um projeto piloto de padronização de Cidades Inteligentes, já que atende os requisitos e condições pata tal”, completa.

Muito mais por Sorocaba!

Tags:,