Prefeitura de Sorocaba realiza encontro sobre Políticas Públicas de Saúde LGBT

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Com o objetivo de garantir o atendimento de todo cidadão e cidadã respeitando-se suas especificidades de gênero, etnia, geração, orientação e práticas afetivas e sexuais. A Secretaria da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (11) o “Encontro sobre Diversidade, Saúde e Acolhimento, para Mesa Redonda: Dialogando sobre Direitos, Acolhimento e Acesso às Políticas Públicas de Saúde LGBT”. A ação foi destinada aos profissionais de saúde da Rede Pública Municipal e aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, com a presença de cerca de 100 pessoas.

O evento contou com a participação da secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira; do psicanalista, sociólogo e professor, Bruno Marte; da assistente social e agente da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Elisabete Gaidei Arabage; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT), Luciana Leme; e da presidente da Associação Transgêneros de Sorocaba (ATS), Thara Wells. Também estiveram presentes as conselheiras Gabriela Chagas e Vivian Machado e a coordenadora de Diversidade Sexual, Rogéria Fernandes. A secretária de Cidadania e Participação Popular (Secid), Suélei Gonçalves, foi representada pela servidora pública, Maria da Penha Nihei.

Na abertura do evento, Marina destacou sua alegria e honra de ver que a gestão do prefeito José Crespo se preocupa com a saúde do público LGBT. “É imprescindível a ação da sociedade civil nas suas mais variadas modalidades de organização com os governos para a garantia do direito à saúde, para o enfrentamento das iniquidades e para o pleno exercício da democracia e do controle social”, ressalta a titular da pasta.

Em formato de mesa redonda, Bruno Marte foi o primeiro a realizar sua apresentação que teve como tema “O novo e a problemática da diferença”. O psicanalista destacou sobre a ilusão da autossuficiência na sociedade. “Sozinhos nós não damos conta. Precisamos construir laços com qualquer um, não interessa com quem”, detalha. Outro ponto abordado foi a falta de empatia entre as pessoas.

O segundo tema foi sobre a identidade de gênero, orientação sexual e direitos à saúde. Ministrado pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos LGBT, Luciana Leme dos Santos, foi passado informações importantes sobre as funções do conselho, sobre o direito do nome social para pessoas transexuais e travestis se identificarem, mesmo quando não alteram o registro civil. “Temos esse direito desde 2009 através do Ministério da Saúde para que o nome social seja utilizado no SUS”, conta. Luciana também explicou sobre os termos corretos para serem utilizados ao público LGBT e definições sobre identidade de gênero e orientação afetiva e sexual.

A assistente social e agente da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Elisabete Gaidei Arabage, exibiu informações e orientações sobre os direitos e defesa da diversidade. Em um de seus tópicos, Elisabe explicou sobre a atual situação de travestis e transexuais nos serviços de saúde e também sobre os materiais didáticos de políticas públicas de saúde para o público LGBT já divulgados pelo Ministério da Saúde.

Ao final do evento, a primeira mulher transgênero a ser eleita para o Conselho Municipal da Mulher de Sorocaba e presidente da Associação Transgêneros de Sorocaba, Thara Wells, tratou de temas como acolhimento e cuidado humanizado da pessoa LGBT e desafios e necessidades gerais e específicas desse público. Thara contou sobre sua história de vida e as dificuldades encontradas. “Fui convidada a me retirar de casa por ser quem eu sou quando tinha 17 anos. Hoje, sou a primeira mulher transgênero a receber o título de cidadã emérita da cidade de Sorocaba”.

Após a apresentação, os profissionais da Rede Pública Municipal de Saúde puderam sanar dúvidas sobre o tema para aprimorar o atendimento ao público LGBT.

#MuitoMaisPorSorocaba

Tags: