Prefeitura de Sorocaba reduz em 98% a fila de espera para cirurgia de catarata

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

De 5.718 pacientes no ano de 2017, a atual gestão reduziu para 112 na fila de espera


A atual gestão do prefeito José Crespo atingiu mais um número positivo na saúde de Sorocaba. Nesta segunda-feira (25), apenas 112 pacientes aguardam pela cirurgia de catarata. Em janeiro de 2017, o número era de 5.718 pessoas na demanda reprimida desse procedimento, ou seja, uma redução de 98% .

De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), esse avanço é consequência do esforço do município que constantemente está em negociação com o DRS XVI (Departamento Regional de Saúde) para garantir vagas do Estado, oferta de 100 cirurgias por mês através de contratação da gestão municipal e preparação na otimização em relação aos exames necessários às cirurgias. Outra medida importante foi a força-tarefa para consultas pré-operatórias dessa cirurgia, que aconteceu nos meses de novembro e dezembro de 2018 na Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf” e atendeu 167 pacientes em quatro dias.

Para a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, essa conquista representa a qualidade da assistência que também é reconhecida pelos pacientes. “Além de todo o empenho de nossa equipe, essa gestão pode comprovar melhorias na saúde através de números, como por exemplo, essa diminuição na lista de espera para cirurgia de catarata”, destaca a secretária.

O paciente Joaquim Cardoso, de 73 anos, realizou a cirurgia de catarata no final de 2018 e elogiou todo o atendimento. “Tive uma ótima experiência, estão cuidando de mim até hoje. Fiz a cirurgia e deu tudo certo. A assistência é de ótima qualidade e com excelentes profissionais”, explica.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: