Prefeitura de Sorocaba renova e amplia plano de trabalho com a Santa Casa

Por: Marcelo de Almeida Jr.

Foto: Fernando Abreu

Mais de 4.200 exames e 32 cirurgias eletivas serão realizados por mês

A saúde de Sorocaba conquistou mais uma vitória na manhã desta terça-feira (2). O Prefeito José Crespo convocou uma coletiva de imprensa no sexto andar do Paço Municipal para anunciar a renovação e ampliação do plano de trabalho entre prefeitura e Santa Casa. Com isso, 4.212 exames e 32 cirurgias eletivas serão realizadas por mês com o objetivo de otimizar o atendimento na cidade.

Segundo o prefeito José Crespo, a parceria entre prefeitura de Sorocaba e Irmandade está fazendo a diferença. “Encontramos o parceiro certo para ajudar a população no quesito saúde. Essa gestão será lembrada pelas melhorias nessa área”, ressaltou o chefe do poder executivo.

“Assumi a Secretaria de Saúde há 6 meses, padre Flávio e eu não somos médicos, porém somos comprometidos com o prefeito e com a população em geral”, destacou a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira. Para a renovação do POA (Plano Operativo Assistencial), foi verificado no plano de trabalho anterior o que poderia ser melhorado com o respaldo da equipe técnica. “Foi possível dobrar procedimentos, em relação aos exames, tivemos um aumento de 1.846 procedimentos em comparação ao antigo contrato. Sem contar que conquistamos mais 24 novos leitos na cidade, sendo seis para a psiquiatria”.

De acordo com o atual gestor do hospital, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, Crespo é o prefeito na história que mais investiu na Santa Casa e na saúde de Sorocaba. “Falo e repito sem medo de errar, Crespo foi o prefeito na história de Sorocaba que mais investiu e acreditou na Santa Casa. Desde o início de sua gestão, nunca atrasaram os pagamentos”, afirmou o padre.

Entre os exames ampliados está em destaque a ressonância magnética, que não era oferecida na cidade. Serão ofertadas 50 ressonâncias por mês com o objetivo de diminuir a demanda reprimida. Outros exames que não eram ofertados e serão: densitometria (30), CPRE de urgência (16), e broncoscopia com dilatação (9).

A coletiva também contou com a presença dos secretários municipais: Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos), Hudson Zuliani (Licitações e Contratos) e Eric Vieira (Gabinete Central). Além da presença da primeira dama Lilian Crespo, o deputado federal Roberto Freire e autoridades religiosas ( diácono Kojak e padre William).

Cirurgias eletivas

O antigo contrato entre a Santa Casa e prefeitura não possuía cirurgias eletivas, eram apenas realizadas as de urgência. Com a renovação, 32 cirurgias por mês serão efetuadas, sendo 10 gástricas, 1 biópsia de cabeça e pescoço, 5 urológicas, 2 ortopédicas, 12 ginecológicas (sendo 2 de laqueaduras) e 2 cirurgias múltiplas.

Todas essas cirurgias incluem exames e consultas pré operatórias, e consultas de retorno. Isso evitará que pacientes retornem à unidade para diversas filas para conseguir os exames. Ou seja, desburocratização e otimização da gestão em saúde.

Tags: