Prefeitura e comunidade se mobilizam em limpeza de escola “Reverendo”

Por: André J. Gomes

As instalações da antiga escola estadual Reverendo Augusto da Silva Dourado, no bairro do Iporanga, ganharam uma nova cara no início de agosto. Um grupo de moradores, acompanhados por uma equipe da Secretaria da Educação e por assessores do vereador João Donizete, fez um mutirão de limpeza nas áreas interna e externa do imóvel, enquanto a comunidade se prepara para assumir o controle do prédio de modo responsável e ordenado, sediando atividades educativas e socioculturais de interesse de todos.

Em julho, os moradores se reuniram com o secretário da Educação, Mario Bastos, e com o vereador João Donizete para solicitar a utilização do prédio. A escola esteve sob os cuidados da Secretaria de Estado da Educação até abril de 2018, quando seu prédio foi devolvido ao município de Sorocaba. Desde então, as instalações foram invadidas e vandalizadas com frequência, atrapalhando as pessoas que desejam utilizar a quadra de futebol coberta nas dependências da unidade.

Para evitar riscos à segurança das pessoas e zelar pelo imóvel municipal, a Secretaria da Educação cortou a energia elétrica do prédio e lacrou a sua entrada até a decisão final sobre a nova destinação. Agora, com a disposição da comunidade em ser a responsável pelo prédio, uma nova possibilidade se abre para quem vive na região.

“A limpeza é a primeira de uma série de etapas para a comunidade recuperar esse espaço público e voltar a utilizá-lo da melhor forma possível”, disse o secretário da Educação, Mario Bastos.