Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-e-mpt-assinam-convenio-de-cooperacao-tecnica/
Acessado em: 22/10/2018 - 22h07

Convênio visa combater o trabalho infantil e a exploração sexual

Por: Rodrigo Alcântara

Na tarde desta quarta-feira (10) foi assinado um convênio de cooperação técnica interinstitucional entre a Prefeitura de Sorocaba e o Ministério Público do Trabalho (MPT), que visa o desenvolvimento de estratégias e ações para o combate ao Trabalho Infantil e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O termo ainda prevê o destino de verbas ao Fundo Municipal de Segurança Pública, provenientes de ações judiciais e TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) firmados no contexto da sua atuação ministerial.

O encontro foi realizado no gabinete do prefeito José Crespo, que recebeu o secretário de Segurança e Defesa Civil, Fernando Dini; o procurador do Ministério Público do Trabalho, Juliano Alexandre Ferreira; o gerente regional do Ministério do Trabalho em Sorocaba, Rodolfo Pimenta Casagrande; e o auditor-fiscal da gerência regional do Trabalho em Sorocaba, Roque Camargo Júnior.

A parceira entre o MP e o Executivo visa o combate direto e intensificado ao trabalho infantil. “Estamos felizes e satisfeitos com esse acordo com o Ministério Público, já que é a mais pura demonstração de que acreditam no trabalho que desenvolvemos e em nossos propósitos à frente da administração pública. Tenho certeza de que será uma parceria muito produtiva”, diz o prefeito José Crespo.

Para o procurador Juliano Ferreira, o acordo vem para trazer benefícios à sociedade como um todo. “É essa a intenção do Ministério Público do Trabalho. Ao mesmo tempo, conseguimos auxiliar o município com esse repasse de verbas, como já fazemos com outras entidades/instituições conveniadas”, ressalta.

O secretário Fernando Dini afirma que a parceira mostra a maior proximidade entre as instituições. “Esse modelo que trazemos hoje, de diálogo entre o Poder Executivo e o Ministério Público é fundamental para a atual política. Esse recurso que receberemos também será de grande valia, servindo para otimizar como um todo o trabalho da Guarda Civil Municipal de Sorocaba”, cita.