Prefeitura fará doação de 800 árvores no Centro de Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Ação, que será realizada na segunda-feira (6), integra a programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

A Prefeitura de Sorocaba fará a doação de 800 mudas de árvores na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, na segunda-feira (dia 6), das 9h30 às 16h. No local, a população poderá retirar espécies nativas e frutíferas adequadas para o plantio em calçadas e/ou quintais, como a aroeira-salsa, ipê-amarelo, pitanga, goiaba e jenipapo.

Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ação integra a programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). O objetivo é utilizar praças, parques e outras áreas públicas para sensibilizar a população sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade da cidade, bem como incentivar a arborização urbana do município.

A atividade educativa faz parte do Programa “Arboriza Sorocaba”, que visa contribuir com o aumento do número de árvores plantadas no município, conforme o Plano de Arborização Urbana de Sorocaba, e sensibilizar as pessoas sobre a proteção e recuperação das áreas verdes do município.

De acordo com o censo arbóreo realizado em 2012 pela Prefeitura de Sorocaba, por meio de um convênio com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a cidade tem em sua área urbana cerca de 75 mil árvores, de cerca de 430 espécies, distribuídas pelas ruas, avenidas e alamedas.

Todas as mudas utilizadas na doação foram produzidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Projeto “Recomeçar – Plantando a Liberdade”, com a mão de obra de reeducandos do sistema prisional. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, a ação no Centro ocorrerá novamente na quarta-feira (dia 8), no mesmo horário.

Doação de árvores ocorre o ano todo

Além da doação de mudas que acontecerá na Praça Coronel Fernando Prestes, a população pode retirar mudas, de forma gratuita, durante o ano todo em dois espaços públicos de Sorocaba. Um dos locais é Parque Natural “Chico Mendes”, localizado na Avenida 03 de março, 1.025, no Alto da Boa Vista. O atendimento é feito de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h.

Outro local é o Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba), localizado na Avenida Dom Aguirre, próximo ao Terminal São Paulo. A doação de árvores é realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Tags:,