Prefeitura faz manutenção na Frei Baraúna para garantir mais segurança

Por: Letícia Campos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), deu início na manhã desta terça-feira (15), à manutenção do calçamento de pedras portuguesas da Praça Frei Baraúna, no centro. Já a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) finalizou, nesta mesma data, a remoção de aproximadamente 500 metros quadrados dos canteiros de moreias da praça, mais conhecida como “Fórum Velho”.

Essas plantas serão readequadas no paisagismo da avenida Juvenal de Campos. A Sema vai aguardar a Secretaria de Obras finalizar a revitalização da praça para, então, implantar o paisagismo no local. Além disso, seguindo determinação da prefeita Jaqueline Coutinho, a equipe da Divisão de Manutenção de Paisagismo e Arborização procederá, em breve, à poda das árvores centenárias da praça, principalmente, nos galhos que estão próximos aos bicos de luz.

O objetivo, segundo a prefeita, é favorecer a iluminação do espaço e assegurar mais segurança para o local. Atualmente, o trabalho está focado na retirada das pedras que estão soltas no piso para a devida reposição e garantia da segurança dos pedestres. A previsão de término é de cerca de vinte dias.

Vale frisar que a equipe de manutenção da Serpo é formada por egressos do sistema prisional, dentro do projeto “Reeducandos” que é resultado da parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, a Fundação de Amparo aos Presos (Funap) e a Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro. Todo o trabalho que acontece entre as secretarias tem como objetivo atender às demandas que chegam pelo portal da Ouvidoria Central, via whatsapp 99129.2426 e através do número 156.

Tags:,