Prefeitura implanta academia ao ar livre no bairro Inhayba

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

As academias ao ar livre caíram definitivamente no gosto dos sorocabanos. Um incentivo a mais para quem deseja praticar atividades físicas, e de graça. Elas estão distribuídas em dezenas de bairros e regiões da cidade, sendo que a última delas foi concluída nesta sexta-feira (13), no bairro de Inhayba, cujos trabalhos foram acompanhados de perto pelo secretário de Serviços Públicos (Serp), Oduvaldo Denadai.

Localizada ao lado da Escola “Helena Pereira de Moraes”, a academia conta com seis aparelhos e um painel orientativo para os usuários saberem o que cada um deles pode proporcionar. “Com estes, já são 67 conjuntos de equipamentos instalados na cidade, oferecendo aos cidadãos a oportunidade de praticar exercícios de forma correta e melhorar a sua qualidade de vida”, afirma Denadai.

Conforme explicou o secretário, o próximo bairro a ser contemplado com uma academia ao ar livre é o Jardim das Flores, na Zona Norte. “Já solicitei à equipe responsável a avaliação de um local adequado para receber a academia, que é uma reivindicação antiga dos moradores”, contou.

 

Vantagens

        O técnico de esporte da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), Daniel Querido, destaca que são muitas as vantagens em praticar atividade física regularmente. “É um dos fatores que compõem o estilo de vida saudável. Que contribui para a melhora do sistema cardiovascular, minimiza a incidência de doenças como diabetes e hipertensão, além de reduzir o estresse e promover a socialização entre praticantes”, garante.

Segundo ele, todo exercício que movimente o corpo pode trazer benefícios, de saúde e qualidade de vida, desde que praticados de acordo com as recomendações. O projeto da Secretaria de Serviços Públicos oferece à população a possibilidade de praticar exercícios físicos em equipamentos adequados, sendo que o uso frequente dos dispositivos de ginástica auxilia nos cuidados com a saúde, colabora no fortalecimento da musculatura e também ajuda na perda calórica.

 

Como é

        Cada academia conta com um conjunto de seis aparelhos: o esqui, que aumenta a flexibilidade dos membros inferiores e melhora a função cardiorrespiratória; o simulador de caminhada – responsável pelo aumento da mobilidade e desenvolvimento da coordenação motora; e o surf, um aparelho que melhora a flexibilidade dos membros inferiores.         Também tem o simulador de cavalgada – que fortalece a musculatura dos membros inferiores e superiores, aumentando a função cardiorrespiratória; o aparelho de pressão de pernas, que fortalece a musculatura das coxas, da perna e dos quadris; e o multiexercitador, no qual são trabalhados pernas e braços, no desempenho de flexões.

Tags:, ,