Prefeitura inaugura creche no Jardim Montreal

Por: Bruno Rodrigues

Unidade contará com livros didáticos do Sesi e atenderá 150 crianças

O prefeito José Crespo estará na próxima segunda-feira (18), às 9h, no Jardim Montreal, na zona oeste de Sorocaba, para inaugurar a unidade escolar “Profª. Maria José Vieira Stecca”, o Centro de Educação Infantil (CEI-116). A escola atenderá 150 crianças em tempo integral e vai zerar a fila de espera nas etapas creche 1, 2 e 3.

A Prefeitura Municipal de Sorocaba contará com o Centro Educacional Apascentai de Ação Social, instituição fundada em 2007 e parceira do município desde 2009. O prefeito José Crespo comemora mais uma inauguração para atender as crianças do bairro: “É uma enorme satisfação para esta administração proporcionar a essas crianças o direito delas estarem matriculadas em uma escola. Nossa meta é zerar as filas de esperas por vagas em creches até 2020”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário da Educação, André J. Gomes, a inauguração da unidade é fruto de um trabalho intenso por parte da equipe da Secretaria da Educação em parceria com outras pastas. “O movimento de atender um número cada vez maior de crianças comprova o compromisso da administração com as famílias, com as pessoas e com a cidade”, salienta o secretário.

A diretora da Apascentai, Simone Vieira, fala sobre a expectativa da ampliação da parceria com a prefeitura. “Além de cuidar das crianças, a Apascentai tem como foco o desenvolvimento cognitivo, social, psíquico, intelectual e emocional dos estudantes por meio de atividades significativas”, disse.

Todas as unidades municipais contarão com livros didáticos do sistema Sesi, inclusive as novas creches com parcerias com as instituições sem fins lucrativos. “Após o Sistema de Ensino do Sesi ter se tornado uma realidade para o ano letivo de 2019, contratamos uma coordenadora pedagógica com 27 anos de experiência na escola Sesi”, destaca Simone.

A coordenadora pedagógica, Elaine Siqueira Neves, fala sobre os benefícios dos livros do sistema de ensino Sesi. “O material vem ao encontro com o objetivo de subsidiar o trabalho pedagógico enriquecendo e garantindo que o professor desenvolva suas práticas de maneira intencional e planejada em conformidade com o desenvolvimento de ensino e aprendizagem proposto pelo sistema Sesi”, salienta. “A expectativa é de que o uso do material proporcione uma educação de qualidade pautada numa formação integral das crianças da creche”, completa.

A diretora da instituição conta que a parceria com a prefeitura tornou possível o objetivo de atender as crianças “Está parceria com todo apoio da prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, é fundamental para o atendimento das crianças. Sem isso, jamais teríamos condições de ampliar nosso atendimento e oferecer 150 vagas”, disse. “É uma realização, como diz Paulo Freire: é preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, até que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”, conclui.

A unidade que será inaugurada fica localizada na Rua José Leite do Canto Junior, 605, no Jardim Montreal.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: