Prefeitura inicia reforma de mais um Cras

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), iniciou nesta terça-feira (12) a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro de Aparecidinha. O mesmo serviço começou a ser realizado, na semana passada, na unidade de Brigadeiro Tobias.

Na manhã desta terça-feira (12) funcionários da empresa responsável pela obra, técnicos da Semob e da empresa Sistema Pri Engenharia, que faz acompanhamento de obras públicas, avaliavam o prédio. No interior o serviço começou pelos banheiros, que terão total acessibilidade,

Na parte externa o piso já começou a ser quebrado. Entre os serviços que serão realizados no Cras Aparecidinha estão pintura de paredes e portas, parte elétrica e também hidráulica.

Outras unidades

Além das unidades de Aparecidinha e Brigadeiro Tobias, também vão passar por melhorias os Cras dos bairros Jardim Nova Esperança e Vila Helena. Dependendo da unidade, haverá troca de pisos, azulejos e louças dos banheiros; instalação elétrica e hidráulica; melhoria dos forros e telhados, e também paisagismo externo com plantio de grama esmeralda.

As reformas terão um custo de R$ 612.885,09 e o prazo para conclusão dos serviços nas quatro unidades é de 180 dias. Após entrega, as obras terão garantia de cinco anos contra defeitos que comprometam a qualidade, durabilidade e segurança dos seus usuários.

O Cras

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é um instrumento de defesa de direitos da população e funciona como uma porta de entrada do cidadão para todos os benefícios, sejam eles federal – como o Bolsa Família –, estadual ou municipal. Outro serviço é a verificação de outras necessidades das famílias em situação de alta vulnerabilidade social, como na área da saúde, educação ou habitação.

Cabe a cada unidade fazer o encaminhamento dos seus assistidos à rede socioassistencial, formada pela própria estrutura pública e pelas entidades que têm convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Sorocaba conta atualmente com dez Cras: Ana Paula Eleutério, Central, Parque São Bento, Cajuru, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Parque das Laranjeiras, Jardim Ipiranga, Nova Esperança e Vila Helena.

Tags:,